Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.2.13

Fazendeiro confessa ter atirado Guarani-Kaiowá encontrado morto no MS | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Fazendeiro confessa ter atirado Guarani-Kaiowá encontrado morto no MS

22 de fevereiro de 2013

 

 

Por Daniele Silveira
Da Radioagência NP

Em depoimento ao delegado regional de Dourados (MS) na última terça-feira (19), o fazendeiro Orlandino Carneiro Gonçalves confessou ter atirado no Guarani-Kaiowá, de 15 anos, Denilson Barbosa. O adolescente, morador de uma aldeia localizada em Caarapó (MS), foi encontrado baleado no último domingo (17) em uma estrada que separa a comunidade de fazendas.

Denilson e mais dois jovens saíram para pescar no sábado (16), conforme depoimento dos sobreviventes. Ao passarem próximo de um criadouro de peixes, na fazenda Sardinha, foram abordados por homens armados. Na tentativa de correr, Denilson teria caído e ficado preso no arame farpado de uma cerca. Alcançado pelos pistoleiros, o adolescente foi agredido e assassinado.

Como forma de denunciar as ações frequentes de violência cometidas contra os índios na região, os moradores da aldeia ocuparam a fazenda onde teria acontecido o crime e enterraram o corpo de Denilson. As terras da propriedade, que hoje é arrendada para a criação de gado e o monocultivo de soja, já são reivindicadas como território tradicional indígena.

Desde a criação do território indígena pelo Serviço de Proteção ao Índio, em 1924, os indígenas precisam pescar fora da área reservada devido à falta de peixes no interior da região demarcada.


http://www.mst.org.br/content/fazendeiro-confessa-ter-atirado-guarani-kaiow%C3%A1-encontrado-morto-no-ms

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz