Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.5.12

Sul 21 » Ruralistas ferem acordo e votação da PEC do Trabalho é adiada novamente

Ruralistas ferem acordo e votação da PEC do Trabalho é adiada novamente

Da Redação

Deputados da bancada ruralista feriram o acordo para votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438, conhecida como PEC do Trabalho Escravo, que seria apreciada na noite desta quarta-feira (9). A votação ficou para o próximo dia 22. A proposta estabelece o confisco para fins de reforma agrária ou uso social urbano de propriedades e imóveis onde for encontrada exploração de trabalho escravo. A PEC seria votada inicialmente na terça, mas um acordo entre bancadas definiu a votação nesta quarta, que, por sua vez, foi descumprido pelos ruralistas.

O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) disse que os deputados ligados ao agronegócio não aceitam votar a PEC do Trabalho Escravo antes da lei que vai definir o que é trabalho escravo e como será feito o processo de desapropriação das terras em que houver trabalhadores nessa condição. A objeção dos ruralistas era a mesma feita no dia anterior, quando ficou acordado que a PEC iria à votação de qualquer forma nesta quarta e que o detalhamento seria feito no Senado. Colatto afirmou que o acordo entre deputados e senadores não foi aceito pela bancada ruralista, que é mais forte na Câmara e deseja liderar a discussão, evitando que ela seja feita no Senado.

Assim, deputados ruralistas não deram quórum à sessão extraordinária que votaria a PEC, até ficar claro que não haveria como aprovar a matéria sem a presença deles. Já com mais de 400 deputados presentes, o líder do PMDB, Eduardo Henrique Alves, pediu o adiamento da sessão até o dia 22 de maio, alegando que não haveria margem para aprovação da matéria, que precisa de 308 votos.

Sem saída, o presidente da Câmara, Marco Maia, acatou o pedido, embora tenha negado o fracasso. “Durante o dia, nos deparamos com outras alternativas”, disse. O Governo Federal desejava aprovar a matéria até o dia 13, quando a Lei Áurea completa 124 anos. A PEC foi aprovada pela em primeiro turno pela Câmara em 2004. Está sendo obstruída, portanto, há oito anos.

http://sul21.com.br/jornal/2012/05/ruralistas-ferem-acordo-e-votacao-da-pec-do-trabalho-e-adiada-novamente/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz