Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

3.7.11

Opus Dei é processada na França

2/7/2011

  

Opus Dei estará no centro de um processo inédito na França, no próximo mês de setembro. A poderosa organização católica, fundada na Espanha em 1928, e que conta com 80.000 membros em todo o mundo (dos quais 1.600 na França), será levada ao tribunal em Paris por um jovem francesa que acusa a obra de "manipulação mental".

 

A nota é de Giacomo Galeazzi, publicada em seu blog Oltretevere, 28-06-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Aos 29 anos, ela pesa apenas 39 quilos. Um calvário que durou 16 anos, quando, em 1985, sem o seu conhecimento, entrou no Opus Dei, unindo-se a uma escola de hotelaria na região francesa de Aisne. Em 2001, o seu advogado denunciou a organização reconhecida pela Igreja Católica, acusando-a de "manipulação mental" e "condições de trabalho mortificantes".

 

E, em setembro, vai começar a primeira audiência em Paris: depois de nove anos de investigação, dois membros de uma associação estreitamente ligada ao Opus Dei, a Association de Culture Universitaire et Technique (ACUT), serão julgados sob a acusação de "trabalho clandestino". Fontes judiciais fazem referência a isso.

 

É a história de Catherine T., que, primeiro, caiu nas mãos de um "preceptor, um diretor de consciência", explica a mulher, que, em 1987, a obrigou a contrair os votos de obediência, pobreza e castidade. Catherine tornou-se assim uma "numerária auxiliar", ou seja, uma responsável pelos trabalhos domésticos, obtendo contratos de trabalho por 13 anos com organizações ou associações que, de acordo com o seu advogado, Rudolf Bosselut, "dependem exclusivamente do Opus Dei".

 

A ACUT só reconhece um "laço espiritual" com o Opus Dei, mas nada além disso. Os advogados da associação negam as acusações feitas pela mulher. "Não há nada de verdade. Ela foi paga com base nos trabalhos desenvolvidos", afirmou Thierry Laugier.

 

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44920

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz