Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.7.11

5ª etapa Escola Fé, Política e Trabalho :: 16 e 17 de julho

Nos dias 16 e 17 de julho de 2011, realiza-se a 5ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2011 – ano 8, uma iniciativa da Diocese de Caxias do Sul, através da Cáritas, com a parceria do Instituto Humanitas-Unisinos.

 

O tema desta etapa será: “A crise contemporânea e as metamorfoses no mundo do trabalho” – A globalização econômica e suas repercussões: desemprego, precarização, terceirização, flexibilização, desregulamentação das leis. Impasses e desafios do novo sindicalismo no Brasil. Reforma trabalhista. Análise de conjuntura.

 

Para trabalhar a temática da questão do “trabalho” contaremos com a assessoria do professor Dr. André Langer do CEPAT – Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores, de Curitiba – PR.

 

Os objetivos específicos desta etapa são:

a. Compreender  o agravamento da crise, sistêmica e estrutural, do capital globalizado e seus efeitos no mundo do trabalho;

b. Analisar o processo de descoletivização e a individualização conseqüência do desenvolvimento tecnológico;

c. Conhecer e aprofundar os efeitos e as conseqüências de uma ‘sociedade do pleno emprego’ para uma ‘sociedade do trabalho pleno’.

d.  Analisar as principais características da conjuntura atual.

 

Esta escola é destinada à lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes e lideranças de organizações populares.

 

São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS.

 

Esta escola tem como objetivo:

Contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária.

 

Diretrizes da Escola:

1.- Compromisso com a autenticidade da prática da fé;

2.- Compromisso com os valores éticos e evangélicos tais como a vida, a solidariedade, a justiça, a fraternidade e a coerência;

3.- Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, culturalmente plural, economicamente justa, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e eclesialmente de comunhão e participação;

4.- Compromisso de favorecer um espaço e mentalidade que dê condições de se relacionar com o diferente, fazendo a experiência da convivência, do diálogo e da tolerância para um relacionamento aberto ao pluralismo.

5.- Compromisso e ousadia de buscar saídas simples e coerentes para os problemas mais prementes do povo, principalmente os mais empobrecidos, apostando em caminhos novos.

6.- Compromisso de que os participantes, a partir de uma metodologia participativa, possam conhecer e interpretar cada vez melhor a realidade local para um agir mais consciente.

7.- Compromisso de proporcionar um acompanhamento sistemático e integral às pessoas que assumem conscientemente sua fé, atuando nas várias instâncias da realidade.

 

Sobre o assessor - Prof. Dr. André Langer:

- É pesquisador do CEPAT (Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores) com sede em Curitiba, PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU;

- Formado em filosofia, com mestrado em ciências sociais pela UNISINOS.

- É doutor, quando defendeu a tese de doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) intitulada: Mutações no mundo do trabalho - A concepção de trabalho de jovens pobres.

 

A programação completa da Escola 2011 e maiores informações podem ser encontradas nos blogues: http://www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com/ e  http://www.caritascaxias.blogspot.com, na página da diocese: www.diocesedecaxias.org.br, no endereço eletrônico: caritascaxias@yahoo.com.br ou no telefone (54) 3211-5032.

 

Pe. Gilnei Fronza

P/ Equipe de Coordenação da Escola

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz