Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

2.7.11

Histórias de Fronteira na Sala Norberto Lubisco « Cultura RS

01.07.2011

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), promove mais um intercâmbio cinematográfico com os países do Mercosul. Depois do sucesso da pré-estreia do longa uruguaio Mal Día para Pescar, a novidade na tela da Sala Norberto Lubisco (térreo da CCMQ – Andradas, 736) é o lançamento dos curtas-metragens do projeto HISTORIAS DE INTEGRACION DE NUESTROS PUEBLOS. A apresentação dos títulos será na sexta-feira (01/07), às 19h, e vai contar com a presença dos realizadores para um debate com o público. A entrada é franca.

HISTORIAS DE INTEGRACION DE NUESTROS PUEBLOS é uma das atividades resultante do Fórum Entre Fronteiras, uma organização que reúne realizadores do Paraguai, sul do Brasil, Argentina e Uruguai e que tem como objetivo aproximar os realizadores, desenvolver co-produções e promover um circuito de exibição na região de fronteira entre os três países. Como o nome já antecipa, os curtas tratam da realidade e dos personagens que vivem na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Paraguai e a Argentina. Daí, surgem relatos e casos peculiares que misturam português com espanhol e revelam um cotidiano praticamente desconhecido para quem vive nas grandes cidades. Outra peculiaridade dos documentários é que foram produzidos por equipes transnacionais dos países participantes. Os filmes que compõem o projeto são:

* CAUSOS E CUENTOS DE FRONTERAS de Francieli Rebelatto e Luciana Hartmann (Rio Grande do Sul) – moradores das zonas rurais e pequenos vilarejos das regiões de fronteira mostram a riqueza do seu dia-a-dia e de suas narrativas.
* JESAREKO, de Gerardo Jara (Paraguai) – um argentino e um paraguaio atravessam diariamente o rio Paraguai para chegar ao seu local de trabalho.
* RIBEIRAS, de Arturo Fabiani (Argentina) – as peculiaridades do comércio entre Bermejo, na província argentina do Chaco, e Ñeembucú, no Paraguai, dois vilarejos separados pelo rio Paraguay.
* LA FRONTEIRA, de Lucho Bernal (Argentina) – os moradores da aldeia argentina de Bernardo de Irigoyen vivem na fronteira seca com dois municípios do Brasil, numa curiosa diluição das identidades nacionais e culturais.

O Iecine-RS ingressou no Fórum Entre Fronteiras em abril de 2011, somando-se a outras entidades gaúchas que já participam da organização, caso da FundacineRS, do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, da Cooperativa de Estudantes de Santa Maria (Sesma), da Estação Cinema e da APTC/ABD-RS. A partir do dia 16 de julho, numa parceria do Iecine e TVE-RS, o quatro curtas do Entre Fronteiras serão exibidos na emissora do Governo do Estado. As exibições serão sempre aos sábados (dias 16, 23 e 30 de julho e 6 de agosto), a partir das 20h.

Mais informações sobre os filmes no site http://foroentrefronteras.org/

Texto: Mônica Kanitz

 

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2011/07/historias-de-fronteira-na-sala-norberto-lubisco/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz