Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.11.09

UERGS abre inscrições vestibular 2010

Universidade Estadual abre as inscrições para o Vestibular 2010

A partir desta quarta-feira (4), a Uergs – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul abre as inscrições para o Concurso Vestibular 2010. Nesta edição serão oferecidas 1.360 vagas (880 para ingresso no primeiro semestre e 480 para o segundo semestre letivo), para 15 cursos em 23 polos. O ensino é gratuito e a Uergs reserva de 50% vagas para candidatos economicamente hipossuficientes e 10% das vagas para candidatos portadores de deficiência.

Cursos oferecidos para o primeiro semestre: Tecnologia em Fruticultura em Bagé e Erechim (noite); Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia em Bento Gonçalves e Novo Hamburgo (diurno); Tecnologia em Agroindústria em Cruz Alta, Encantado e Três Passos (noite), Ibirubá (manhã), Sananduva e Cachoeira do Sul (tarde); Pedagogia – Licenciatura em Cidreira e São Francisco Paula (manhã) e São Luiz Gonzaga (noite); Administração: Gestão Pública em Frederico Westphalen (noite); Engenharia em Energia em Novo Hamburgo (diurno); Tecnologia em Automação Industrial em Novo Hamburgo (noite); Administração: Sistemas e Serviços de Saúde em Porto Alegre (diurno); Tecnologia em Agropecuária Integrada em São Luiz Gonzaga (manhã) e Vacaria (noite); e Tecnologia em Gestão Ambiental em Tapes (noite). Em Montenegro serão oferecidas 80 vagas, 20 para cada um dos seguintes cursos: Dança; Teatro; Artes Visuais; e Música – Licenciaturas, todos ministrados no turno da noite.

Cursos oferecidos para o segundo semestre: Pedagogia – Licenciatura em Alegrete e Bagé (noite) e Cruz Alta (tarde); Tecnologia em Agropecuária Integrada em Cachoeira do Sul (tarde); Tecnologia em Gestão Ambiental em Erechim (tarde) e São Francisco de Paula (noite); Tecnologia em Agroindústria em Caxias do Sul e Santana do Livramento (noite); Engenharia de Sistemas Digitais em Guaíba (diurno); Administração: Gestão Pública em Porto Alegre (diurno); Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia em Santa Cruz do Sul (diurno); e Tecnologia em Fruticultura em Santana do Livramento (noite).

Inscrições
As inscrições serão realizadas somente pela internet, nos endereços eletrônicos
www.uergs.edu.br ou www.fundatec.com.br, entre os dias 4 de novembro a 7 de dezembro. Para os candidatos que não possuem acesso à internet serão disponibilizados computadores para realização de inscrição, em dias úteis, nos polos da Universidade, na sede administrativa (Av. Sete de Setembro, 1156 – Centro – Porto Alegre) e na Fundatec (Prof.Cristiano Fischer, 2012- Porto Alegre). Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá imprimir o comprovante provisório de inscrição e o bloqueto bancário para pagamento da taxa no valor de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais).
De acordo com a Lei Estadual 13.153/09, os candidatos deficientes que optarem pela reserva de vagas e tiverem renda mensal "per capita" de até 1 (um) salário mínimo e meio nacional ficam isentos da taxa de inscrição.

Provas
As provas serão realizadas no dia 24 de janeiro, com início às 8h30min e término às 14horas, nos municípios de Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cidreira, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Frederico Westphalen, Ibirubá, Montenegro, Porto Alegre, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga, Tapes, Três Passos e Vacaria nos endereços que serão divulgados no dia 15 de janeiro, a partir das 15 horas, nos sites
www.uergs.edu.br e www.fundatec.com.br

Provas de Habilitação Específica – Fundarte
Os candidatos que se inscreverem para os cursos oferecidos pela Uergs/Fundarte irão realizar uma prova de habilitação específica, de acordo com o curso escolhido. Essas provas serão elaboradas e aplicadas pela Fundarte, e serão realizadas na Fundarte, no município de Montenegro/RS (Rua Capitão Porfírio, 2141 - centro).
Todos os candidatos que optaram pelos cursos de: Dança, Teatro, Artes Visuais e Música serão convocados para a prova de habilitação específica, independente se selecionaram em 1ª, 2ª ou 3ª opção.

Início letivo
As aulas do primeiro semestre estão previstas para iniciar em 1º de março e as aulas do segundo semestre em 2 de agosto de 2010.


Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Diretoria de Comunicação Social
(51) 3288.9016 - 3288.9017 - 3288.9018

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz