Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.11.09

MEXICO

 

 MÉXICO
Sindicato de Eletricistas convoca para greve cívica geral
Adital - www.adital.org.br
O Sindicato Mexicano de Eletricistas (SME) convocou para amanhã (11) uma "paralisação cívica", na Cidade do México, contra o fechamento da Companhia de Luz e Força do Centro (LyFC) e a demissão de 44 mil trabalhadores, em 10 de outubro. O grupo vai "fechar" simbolicamente dependências como as secretarias da Fazenda e do Trabalho e a Comissão Federal de Eletricidade (CFE), impedindo a entrada de seus funcionários das 7h às 12h. Às 14h, uma marcha vai percorrer pontos centrais da cidade. Mais de 700 organizações devem participar.

Os sindicalistas exigem do governo federal a derrogação do "decreto de extinção" da companhia LyFC e a saída imediata da Polícia Federal do local. Eles pedem a instalação de uma mesa de negociação "para estabelecer acordos de caráter financeiro e técnico, que restabeleça a legalidade constitucional na Luz e Força do Centro", diz uma nota da SME.

Às 7h, sindicalistas, professores, campesinos e organizações sociais vão fechar vários departamentos governamentais, na Cidade do México. Ainda serão fechados msimbolicamente vários bancos e serão apradas diversas instituições de educação média e superior.
 
No mesmo horario, caravanas motorizadas entrarão pelas estradas de acesso à cidade, como a México-Toluca, a de Querétaro, da Cuernavaca e a de Pachuca.

Às 9h, deputados e senadores que apoiam o SME vão se utilizar de seu foro para entrar na Luz e Força, na Avenida Marina Nacional, e solicitar a saída da Polícia Federal do local.

Às 14h, o grupo seguirá em marcha do Ángel de la Independencia até Los Pinos, onde solicitará uma audiência com o presidente Felipe Calderón. Depois regressará ao Zócalo, para um encontro com todas as organizações sociais.

A Paralisação Cívica Nacional de amanhã é apenas a primeira ação da Greve geral, aprovada no último dia 5, na Assembleia Nacional da Resitência Popular.

O fechamento da LyFC

No último dia 10 de outubro, a Polícia Federal e o exército nacional ocuparam as instalações da Companhia de Luz e Força do Centro de modo repressivo. De acordo com o sindicato, só no dia seguinte, o governo apresentou um decreto presidencial, ordenando a extinção da Luz e Força e a demissão automática de 44 mil trabalhadores da ativa e 20 mil aposentados. Na prática, a decisão significou, também, a anulação de seu contrato coletivo e do SME.

Link: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=42772

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz