Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.5.09

Missiva

Perguntas?

 

Acho que essa mudança climática sai verão, entra outono, pouca chuva, friozinho no amanhecer e entardecer me deixou confuso. Lendo e assistindo as 'notícias' por aí fiquei cheio de dúvidas que compartilho agora com vocês e como estou um pouco afastado talvez as respostas já tenham aparecido e eu não vi, não ouvi e não li.

 

Que diferença tem entre uma empregada doméstica contratada por um deputado e paga como se fosse secretária parlamentar e uma filha de ex-presidente da República que também é contratada como secretária parlamentar por um senador, mas não vai ao senado porque prefere fazer o trabalho em casa, como se também fosse empregada doméstica só que de luxo? Porque a empregada doméstica tem que ser demitida logo e a filha do ex-presidente não. Depois de um tempinho ela pede dispensa? E aqui nem vamos comentar sobre as contratações feitas desta forma tão 'esperta'.

 

Será que só agora os nossos bravos jornalistas comprometidos (sempre comprometidos com a verdade, deixo claro) notaram que tinha muita gente sem fazer nada ou em cargos sem função nenhuma em Brasília? Porque muitos destes jornalistas não disseram que os tais furos jornalísticos na verdade foram dossiês prontos que receberam de mão beijada? Será que é só em Brasília que tem estas mordomias? Estados e municípios não? Caso este fato exista também nos estados e municípios para denunciar tem que olhar o partido do (a) prefeito (a) e governador (a) antes?

 

Tudo bem descobriram (?) que o Senado tem ou tinha centenas de diretores, que tanto deputados como senadores além de um salário muito bom para os nossos padrões ganham mordomias, viagens para parentes e amigos e isso nos revolta, mas e as grandes fazendas improdutivas e de duvidosas aquisições? E as empresas que recebem os incentivos fiscais, seja do município, estado, país e que não assumem nenhum compromisso com as pessoas, meio ambiente, com salários dignos, com a empregabilidade? Isso não devia nos revoltar também? E as empreiteiras doam dinheiro 'por fora' e 'por dentro' para senadores, deputados, partidos e outras instituições a título de filantropia?

 

Deputados corruptos, senadores corruptos, juízes corruptos, advogados corruptos, policiais corruptos todos corruptos e corrompidos. E os que corrompem, quem são? ETs talvez?

 

Porque a generalização? Porque só agora toda esta lama apareceu? Será que estão desviando o foco e tirando de cena que fato e que pessoas?

 

Ouvi e li por aí que neste nosso estado tido e havido como o mais moderno, democrático, trabalhador, econômico e socialmente justo tem aqui na nossa região, que é a mais próspera e pujante, alunos tendo aulas em containeres – perdão, corrigindo: "módulos metálicos habitáveis" - e que os inteligentes e doutos estudam a possibilidade de transformar escolas fechadas em presídios. É isso mesmo? Não seria e deveria ser o contrário?

 

A governadora saiu, o vice viajou e o Estado foi governado por celular. É isso ou não sentimos falta deles?

 

Todos nós temos preocupações com o meio ambiente, sua preservação e a necessidade de se fazer algo e imaginamos logo proteger a Amazônia, o Oceano Atlântico, que devem e precisam de proteção, mas porque não começamos com os nossos pequenos gestos e que são fáceis de realizar tais como: diminuir o consumo e separar o lixo?

 

O regime político que se instaurou no Brasil de 1964 a 1985 que fechou Congresso, prendeu, bateu, perseguiu, reprimiu, torturou e matou gente pode ser chamado e aceito por ditabranda ou pequenos excessos? O correto não é ditadura mesmo, seu nenhum eufemismo?

 

Essa eu tirei do Blog do Emir Sader: "Que sociedade é esta que, quando alguém diz que não estava feliz no meio de tanto treino, tanta pressão, tanta grana, tanta viagem, que prefere voltar à favela onde nasceu e cresceu, compra cerveja e hambúrguer para todo mundo, fica empinando pipa – se considera que está psiquicamente doente e tem que procurar um psiquiatra? Estará doente ele ou os deslumbrados no meio da grana, das mulheres, das drogas, da publicidade, da imprensa, da venda da imagem? Quem precisa mais de apoio psiquiátrico: o Adriano ou o Ronaldinho Gaucho?"

 

Depois da reunião do G20 é verdade que acabarão os paraísos fiscais e o consenso de Washington?

 

E esta crise do sistema capitalista é dos brancos de olhos azuis, negros de olhos castanhos ou amarelos de olhos pretos?

 

Como entender um cristão fazer uma defesa com tanta força e cheia de argumentos a favor da vida contra o aborto e com a mesma força defender a pena de morte?

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes está nas ruas ou na mídia?

 

Afinal de contas os preservativos previnem as pessoas contra a AIDS?

 

Perguntas que, talvez, como diz a música do Bob Dylan estão com as respostas ao vento... Será?

 

José Antonio Somensi (Zeca)

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz