Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.6.16

Festival Internacional da Utopia

MARICÁ: Festival Internacional da Utopia


João Pedro Stédile


Entre os dias 22 e 26 de junho se  realizará, na cidade de Maricá (RJ), o Festival  Internacional da Utopia,  fruto da parceria da Prefeitura Municipal com movimentos populares do Brasil e de todo mundo. A cidade se transformará, durante estes dias, no centro internacional de  debates, reflexões e cultura  para pensar um novo mundo, não-capitalista, que ainda parece utópico, mas é mais do que necessário.


O município, sob a liderança do carismático prefeito Washington Quaquá, vem aplicando diversas políticas públicas revolucionárias a favor de sua população, que já tiveram reconhecimento nacional e internacional. É a primeira cidade a aplicar a tarifa zero no transporte público. Criou um programa de bolsa família próprio, com uma "moeda" local, que obriga os beneficiários a gastarem o benefício do crédito somente em estabelecimentos comerciais do município, incentivando a economia solidária.  Construiu um enorme conjunto residencial para mais de 5 mil famílias e teve a coragem de homenagear ninguém menos do que Carlos Marighella. E está em construção um enorme hospital municipal, que já leva o nome de Hospital Doutor Ernesto Che Guevara.


Apesar do deboche do prefeito do Rio de Janeiro, em conversas gravadas com Lula, de que a classe média pobretona do Rio se conforma em ter sítio em Maricá, fazendo alusão ao sítio de pobre do ex-presidente, figuras ilustres do povo brasileiro tiveram casa de descanso no município, como nossos queridos Darcy Ribeiro e João Saldanha.  Por sinal, o sitio de Darcy Ribeiro será transformado numa escola de agroecologia  para a juventude que ainda se dedica à agricultura.


É nesse ambiente, com tantas ideias de esquerda para resolver os problemas do povo, que Maricá  recebe  pensadores  e líderes de todo mundo, desde Aleida Guevara, Tariq Ali, Domenico de Masi, Angela Davis, Madres de la Plaza de Mayo, da Argentina,  Vandana Shiva, da India, Danny Glover, dos EUA, entre outros. Todos eles acompanhados por debatedores brasileiros.


O acampamento da juventude, com a participação de delegações de mais de 50 países, homenageia a luta das mulheres de Kobane; e o fundador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal, será homenageado pelo Festival Internacional do  Teatro Político, com grupos de todos os continentes.


Durante todas as noites, o Festival Latinoamericano de Música  comprometida, em memória ao cantor chileno assassinado pela ditadura militar Victor Jara, conta com a participação de músicos e cantores de expressão internacional  e diversos artistas brasileiros. Haverá também  outras performances  setoriais  como uma maratona  juvenil para estimular a prática de esportes e palestras e debates  sobre educação.


Para completar, durante o dia, duas feiras  permanentes: a do livro, com a presença de  mais de 20 editoras, e a feira de produtos orgânicos originários dos assentamentos de reforma agrária, com muitos pratos típicos da culinária popular brasileira.


Em tempos de crise econômica, política, social e ambiental, dominados pelo capital financeiro e por corporações transnacionais que dominam os povos, aonde a esperança esmorece e parecem faltar rumos, é mais do que urgente e necessário que nos encontremos  para a reflexão e para alimentar a mística da mudança.


A  população de Maricá terá o privilégio de poder participar diretamente de todas essas atividades, e as redes sociais alternativas darão ampla cobertura aos eventos, além da transmissão em diversos canais de televisão comprometidos com  o povo. Apenas a  Globo, golpista e reacionária, não será bem-vinda.


Esperamos que milhares de militantes sociais, juventude, não só do  Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil, possam chegar a Maricá!  A cidade fica a uma hora da capital, com várias alternativas de transporte e possui uma boa rede de pousadas populares.  E o Festival garantirá  alimentação sadia e barata.

Vamos à luta, com ideias e utopias!


www.carosamigos.com.br



......................................



Festival em Maricá apontará novos caminhos para utopia
Confirme presença: http://bit.ly/FestUtopia

O Festival da Utopia acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho. Em meio a um cenário de instabilidade política em que a representatividade dos modelos vigentes estão em cheque, o festival vem para construir um novo horizonte utópico, ético e estético. Só a criatividade e a ousadia dos visionários permitirá o salto civilizatório exigido de toda a humanidade na reinvenção de hábitos e comportamentos.

Durante 5 dias, convidados de todo mundo participarão do encontro. A ativista indianaVandana Shiva , o escritor paquistanês Tariq Ali , a filósofa e feminista norteamericana Angela Davis , o ator e ativista Danny Glover, políticos brasileiros como a deputada federal Jandira Feghali e o próprio propulsor deste contexto no Brasil, o ex-presidente Lula, se reunirão em uma programação que mescla debates à atividades culturais. A presidenta eleita Dilma Rousseff também vem à Maricá e participa de um grande ato na cidade.

Saiba mais: www.festivaldautopia.com
#QualSuaUtopia #FestivalDaUtopia




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz