Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.2.15

38ª Romaria da Terra e 10º Acampamento da Juventude

Inscrições para 38ª Romaria da Terra

 

A Romaria da Terra do Rio Grande do Sul é marcada como a segunda mais antiga do Brasil e é celebrada no estado sempre na terça-feira de carnaval, aniversário da morte de Sepé Tiaraju. A Arquidiocese de Passo Fundo acolhe pela quarta vez o encontro, que já ocorreu em 1982, na Encruzilhada Natalino; em 1986, na Fazenda Annoni; e no ano de 2000, em Casca. Neste ano  acontecerá em David Canabarro, no dia 17 de fevereiro de 2015, terá como tema "Sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade social", e lema "Eu darei esta terra a sua descendência" (Gn 12, 7).

 

Uma das novidades desta edição da romaria é a realização da Mostra de Ações Sociais Solidárias, que será promovida pela Cáritas Arquidiocesana, Emater, Paróquia Sagrada Família e Prefeitura Municipal de David Canabarro. A partir do sucesso da mostra realizada na Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, a equipe de coordenação da Romaria da Terra percebeu a importância da iniciativa, que possibilita divulgar e fortalecer a ação social desenvolvida na arquidiocese.


Nesta edição participarão cerca de 50 grupos de todo o Rio Grande do Sul, especialmente empreendimentos da Economia Popular Solidária e agroindústrias da região, disponibilizando uma grande variedade de produtos como artesanatos, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos. Além destes, também estarão outras entidades e movimentos sociais ligados a questão da terra.


Simone Zanetti, membro da coordenação colegiada da Cáritas Arquidiocesana, reforça: "É uma parceria muito importante e significativa entre a Cáritas, Emater, Prefeitura e Paróquia, em prol do fortalecimento da Economia Solidária e das agroindústrias da região. A mostra será um espaço de exposição, comercialização e integração entre os diferentes grupos participantes, valorizando as questões sociais e permitindo que os romeiros e romeiras conheçam as ações da Igreja na arquidiocese".


No modelo de gestão da propriedade tradicional, todos trabalham, mas somente o pai decide sobre a divisão do resultado do trabalho (rendas) e dos rumos da propriedade. Tudo isso, associado às incertezas relacionadas ao processo de transmissão da terra, não devem ser descartados como importantes estimulantes para a antecipação da saída do jovem do meio rural.


Só será possível a permanência e a boa convivência das pessoas no meio rural, além da produção de alimentos saudáveis, com menor carga de agroquímicos e um maior compromisso com a preservação ambiental, diferentemente do atual modelo de produção predominante (Vilmar Wruch Leitzke).


As pessoas que desejarem participar devem se inscrever na coordenação de pastoral até dia 10 de fevereiro, valor da passagem R$25,00. Saída às 5hs da manhã e volta no final da tarde. Telefone: 3211 5032.

 

Fonte: Pe. Adilson Zilio - http://www.diocesedecaxias.org.br/site/conteudo_noticias.php?cod_noticia=2772#.VNQJw9LF_3E


.....................................................................................................................................................................................................

 

 

Tema:  "Sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade social"
Lema: "Eu darei esta terra à sua descendência" (Gn 12, 7)

Clique para visualizar o quadro de todas as romarias realizadas no Rio Grande do Sul.


MATERIAIS PARA DOWNLOAD


Oração
Cartaz
Texto Base
Textos para estudo e reflexão: (clique no título para visualizar ou baixar)
Romaria da Terra: Por que? - Frei Wilson Dallagnol
A 4ª Romaria da Terra realizada na Arquidiocese de Passo Fundo – Pe. Renato Biasi, Lindomar Treviso, Ari Bertuzzi e Darci Preto
Eu darei esta terra à sua descendência – Pe. Nelson Tonello
O fenômeno da mística e os movimentos sociais – Maura da Silva Leitzke      
Mudança de época, e daí? – Pe. Ivanir Rodighero
Juventude Rural e Agricultura Familiar, uma relação social a ser (re)construída – Vilmar Wruch Leitzke
Agroecologia: Demanda por alimentos de maior qualidade e com segurança alimentar – Rodrigo Battistella
Reforma Agrária Popular – MST-RS          
Vem aí o 10º Acampamento da Juventude na 38ª Romaria da Terra! – Equipe de Formação do 10º Acampamento
Fonte: http://www.arquidiocesedepassofundo.com.br/site/romaria-da-terra

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz