Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.5.13

Semana do Proibido


Semana do Proibido

TV Brasil faz especial semanal que aborda a censura na época da ditadura militar no Brasil

A TV Brasil vai exibir um especial na próxima semana. De 12 a 18 de maio serão exibidos diversos programas e interprogramas com entrevistas e filmes que abordam a censura na época da ditadura militar no Brasil.

É a Semana do Proibido. São 15 programas especiais, entre filmes, documentários e entrevistas com grandes nomes nacionais. O especial reúne depoismentos de personalidades e imagens de arquivo. Lembra canções, obras de arte, peças de teatro e filmes proibidos ou que tiveram partes excluídas arbitrariamente.

Os especiais da TV Brasil englobam os seguintes programas: Conexão Roberto D´Avila, Observatório da Imprensa, Arte do Artista, 3 a 1, Sem Censura, Estúdio Móvel, Caminhos da Reportagem e Musicograma. E as séries Caminhos da Democracia, Depois do Transe e Impressões do Brasil, além dos filmes "Memória para uso diário" e "Terra em Transe".

Durante a programação especial desta semana diversos interprogramas foram produzidos. Os entrevistados foram: Aderbal Freire Filho, Ancelmo Gois, Antonio Manuel, Evandro Teixeira, Jards Macalé, Luiz Rosemberg Filho, Paulo Markun, Roberto D'Ávilla, João das Neves e Vladimir Carvalho. Por meio de seus relatos, vamos conhecer o convívio com os censores nas redações, a vida e a obra de artistas, músicos, jornalistas, cineastas, teatrólogos e fotojornalistas censurados. Cada um revela sua história e nos fala da importância da liberdade hoje.




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz