Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

2.10.12

Pesquisa aponta segundo turno em Caxias do Sul

Pesquisa aponta segundo turno em Caxias do Sul.


Pesquisa Sul21/Studio: Alceu Barbosa lidera, mas pode haver segundo turno em Caxias do Sul

A liderança de Alceu Barbosa Velho (PDT) na corrida pela prefeitura de Caxias do Sul é grande, mas a vitória em primeiro turno não está assegurada. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Sul21 junto ao Studio Pesquisas e Consultoria. Na opção estimulada, Alceu Barbosa alcança 39% dos votos, contra 26% de Marcos Daneluz (PT) e 9% de Assis Melo (PCdoB). Milton Corlatti (DEM) tem 2% das intenções de voto, enquanto o percentual de indecisos é de 15%. Com esses números, fica em aberto a possibilidade de segundo turno para decidir quem vai comandar o município pelos próximos quatro anos.

Na estimulada, votos brancos e nulos somam 9%. Luis Fernando Possamai (PSOL) não foi mencionado na pesquisa. A pesquisa entrevistou 480 pessoas entre os dias 29 e 30 de setembro e a margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.

Na modalidade espontânea de pesquisa, a liderança de Alceu Barbosa – que é o candidato governista à sucessão de Ivo Sartori (PMDB) e chegou a ser vice-prefeito durante a atual administração – é mais acentuada. O candidato trabalhista tem 32% das menções, contra 20% do petista Marcos Daneluz e 6% do comunista Assis Melo. Milton Corlatti tem 2%, enquanto Possamai, do PSOL, também não foi mencionado nesta modalidade de pesquisa. Brancos e nulos são 9%, enquanto o percentual de indecisos mostra-se bem mais significativo: sem o auxílio do disco com os nomes e partidos dos candidatos, 31% dos eleitores dizem não saber em quem votarão no dia 7 de outubro.

A expectativa do eleitor por uma vitória de Alceu Barbosa Velho é grande: independente de quem votarão, nada menos que 61% dos entrevistados acredita que o candidato do PDT será eleito como novo prefeito de Caxias do Sul, contra 15% que acreditam na vitória de Marcos Daneluz e 3% na de Assis Melo (PCdoB).

No quesito rejeição, Milton Corlatti (DEM) aparece ligeiramente acima dos demais, com 11% das menções. Alceu Barbosa e Assis Melo estão empatados neste quesito com 10% de rejeição, enquanto 8% dizem que não votariam de jeito nenhum no petista Daneluz. Outros 7% rejeitam Possamai, do PSOL, enquanto 8% dizem ter rejeição por todos os candidatos e 57% afirmaram não nutrir antipatia especial por nenhum dos candidatos.

FICHA TÉCNICA

Contratante: Sul21 Mídia Eletrônica S/A
Empresa contratada: Studio Pesquisas e Consultoria Ltda.
Período de realização da pesquisa: de 29/09/2012 a 30/09/2012
Número de entrevistas: 480 entrevistas
Metodologia de pesquisa: pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo
Margem máxima de erro: 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos
Número de registro: Tribunal Regional Eleitoral RS-00355/2012


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz