Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

3.6.09

sobre 1ª CONSEG em Caxias do Sul

Sobre a CONSEG realizada em Caxias, no dia 28 de maio, gostaria de comentar algumas impressões.
 
Primeiramente, apesar de que o Ministério da Justiça oriente para que as etapas municipais da Conferência Nacional de Segurança seja realizada em 3 dias, aqui em Caxias do Sul a Conseg foi realizada em apenas um dia, e o espaço para discussão dos PRINCÍPIOS e DIRETRIZES foi de apenas 2 horas, período de tempo insuficiente para a discussão efetiva do tema.
 
Todavia não foi informada a forma de votação dos representantes da sociedade civil e dos trabalhadores, não houve sequer a apresentação dos candidatos.

E, ademais, no inicio da votação foi perguntado à organização do evento se era possível a votação em apenas um nome, ou se seria necessário votar em 3 pessoas. Respondendo a pergunta, o Secretario de Segurança Publica de Caxias do Sul, informou que era possível votar em uma pessoa unicamente.

Então, o processo eleitoral continuou, com votação dos participantes, em cédula, e urna. 

Após a apuração dos votos, foi anunciado que os votos feitos com apenas um nome foram todos "anulados", e então apos reclamações ao Secretario de Segurança Pública de Caxias do Sul, esse informou que deu a informação equivocada e após corrigiu a informação.

Nesse sentido, cabe destacar que no momento da correção das informações as eleições já haviam iniciado, e grande parte dos presentes não ouviram a segunda informação, tendo ouvido somente a primeira informação.

O "primeiro" resultado das eleições, com os votos "anulados" para o representante da sociedade civil foi: 100 votos para Ana Luiza e 94 votos para Gilnei Fronza.

Diante de muitas reclamações, a comissão eleitoral decidiu abrir os votos que havia considerado "anulados" anteriormente.

Após a apuração de todos os votos dos participantes da 1 Conseg, o resultado das eleições para o representante da sociedade civil foi alterado para: 123 votos para Gilnei Fronza, e 110 votos para Ana Luiza.
 
Assim, deve ser considerado que, no mínimo 39 pessoas tiveram seus votos "anulados" no primeiro processo, somente na votação entre esses dois candidatos, tendo sido na verdade bem mais os votos que tinham sido anulados, o que é um numero muito elevado.

Mesmo diante de todas as evidencias do processo eleitoral ter induzido a maioria das pessoas a erro, e ter dessa forma alterado totalmente o resultado da votação, a organização da 1 Conseg entendeu que não poderia declarar que o candidato mais votado pelos participantes da conferencia seria o representante da sociedade civil na conferencia nacional.

Assim, foi informado que o resultado das duas apurações seria remetido à decisão do Ministério da Justiça.

Dessa forma, espero sinceramente que a decisão democrática da maioria das pessoas participantes da 1 Conseg - etapa municipal, em Caxias do Sul, seja respeitada, sob pena de cair em descrédito todo o processo de participação popular da sociedade.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz