Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.6.09

Informações para Conferências Livres

http://www.conseg.gov.br/

Informações para Conferências Livres

Conferências Livres são instrumentos de participação que ampliam e estimulam a construção de espaços de discussão e debate onde os diversos setores da sociedade brasileira podem expressar, debater e aprofundar a discussão contribuindo para a formulação das diretrizes de uma nova Política Nacional de Segurança Pública.

Por que fazer?

As Conferências Livres são um importante instrumento de exercício da democracia onde a sociedade brasileira passa a assumir a responsabilidade com a organização dos espaços de participação e propiciam a participação de novos atores em todo o processo da Conferência Nacional de Segurança Publica, possibilitando assim que cada um de nós possa participar do processo da 1º Conferência de Segurança Pública e contribuir para a construção do novo paradigma de Segurança Pública no Brasil.

Como?

As Conferências Livres podem ser realizadas em qualquer local, desde universidades, escolas e associações de bairro, até batalhões, delegacias de polícia e sede de Guardas Municipais. As conferências livres são espaços de autonomia social, onde a sociedade brasileira poderá criar novos mecanismos de participação, utilizando métodos e linguagens mais próximos de suas práticas e vivências cotidianas. As Redes e Organizações do poder estatal e da sociedade civil também devem organizar Conferências Livres.

É importante ressaltar que as Conferências Livres não elegem representantes e não são processos que competem ou concorrem com as etapas municipais e estaduais, muito pelo contrário, elas ampliam e estimulam a participação de novos atores em todo o processo da Conferência Nacional.

Entretanto, para ser considerado como um evento da 1º Conseg, toda e qualquer Conferência Livre organizada deve seguir os seguintes pressupostos:

Leitura e discussão do Texto-base da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública;

É imprescindível que as Conferências Livres se orientem pelo documento base que norteia todos os diálogos e a construção das propostas nas etapas anteriores ao evento final.

Aqui, é importante esclarecer que o Texto-base não apresentará uma relação de propostas iniciais para serem emendadas nas etapas da Conferência, mas sim cumprirá um papel pedagógico ao contextualizar historicamente o tema à luz das políticas e conquistas recentes.

A partir dessa contextualização, devemos dialogar sobre Princípios e Diretrizes que devem orientar o novo Paradigma de Segurança Pública no Brasil.

Elaboração de relatório final das etapas

O relatório final contém campos para descrição do evento, para lista dos participantes e para as propostas de princípios e diretrizes. Ao encaminhar o relatório final com as informações solicitadas, a Conferência Livre é validado e suas propostas serão sistematizadas e incorporadas no caderno de propostas.

Observância da proposta metodológica da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

A proposta metodológica da 1º Conseg está pautada na inovação e criatividade. Ela, portanto, não procurará repetir metodologias consideradas "tradicionais" em outros processos de Conferências Nacionais, dentre eles: o sistema de votação por crachás, o método de "destaques" para aprovar resoluções, etc. Desta maneira, tem-se um projeto metodológico com consideráveis avanços e é fundamental que todos os processos da Conferência possuam os mesmos princípios e identidade metodológica.

Este Manual possui o propósito de repassar quais são esses princípios metodológicos da 1º Conferência Nacional de Segurança Pública e assim contribuir para as Conferências Livres sigam esse caminho.

Estes três pontos são os únicos pré-requisitos para a validação de uma Conferência Livre. O processo de mobilização, preparação e realização é totalmente livre e deverá ser feito de acordo com a realidade local e perfil dos participantes.

Envio do relatório

O relatório dever ser encaminhado para o e-mail relatorio@conseg.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Manual Orientador

Foi elaborado um Manual Orientador específico para as Conferências Livres. Nele são oferecidos caminhos e sugestões metodológicos para instituições interessadas em organizar uma Conferência Livre.

Clique aqui para acessá-lo

http://www.conseg.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=193&Itemid=145

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz