Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.6.08

Governo do RS aciona polícia para reprimir ato pacífico










.
.
11/06/2008

O Movimento de Trabalhadores Desempregados, sindicatos, estudantes e movimentos sociais do campo organizados pela Via Campesina foram impedidos de marchar até o Palácio Piratini em protesto contra a corrupção no Governo do Rio Grande do Sul.

Cerca de dez pessoas, inclusive uma mulher e sua filha pequena, foram feridas. Os policiais, comandandos pelo coronel Paulo Mendes, lançaram bombas de gás lacrimogênio e dispararam tiros com balas de borracha contra o grupo e atingiram, inclusive, os deputados Raul Carrion e Dionilso Marcom, que acompanhavam a marcha e tentavam negociar a liberação da manifestação.Neste momento, a Brigada Militar cerca os manifestantes dentro do Parque da Harmonia. Há poucos instantes, a segunda leva de pessoas feridas foi conduzida ao Hospital de Pronto Socorro e algumas delas estão sendo atendidas no departamento médico do Tribunal Regional Federal.

Este foi o segundo conflito entre movimentos sociais e a Brigada Militar hoje. No início da manhã, os movimentos sociais ocuparam o supermercado Nacional, do grupo Wal-Mart, em protesto contra a falta de política para a produção dos alimentos e o controle do comércio agrícola por empresas multinacionais.

Doze pessoas foram presas após o conflito com a Brigada Militar.

Também não há o número exato de trabalhadores feridos, mas pelo menos um agricultor encontra-se no hospitalizado.

Ontem, a Brigada Militar feriu sete agricultores em frente à Bunge, na região norte. A Brigada Militar também impediu alimentos fossem doados à população. As manifestações prosseguem na região sul, onde duas áreas da Votorantim Celulose e Papel estão ocupadas pela Via Campesina em Herval e Piratini.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz