Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

15.2.18

"É no simbólico que se trava a luta."

Bastaram três alas da Paraíso do Tuiuti para desmontar o enredo de três anos de edições do Jornal Nacional. O constrangimento da Globo é visível. Pelo menos no desfile de ontem, perdeu a narrativa para uma escola que, assim como o país, luta para não cair. "Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?" Não há arma mais forte do que a cultura dos excluídos.



...


Quando falaram que a Beija-Flor, escola de notórias relações com a ditadura militar e com a família Marinho, traria um enredo contendo crítica social fiquei curioso. Mas o que vi foi uma desenvolvimento diluído, pasteurizado, bem ao gosto do monopólio midiático. Denuncia o racismo sem apontar como ele se manifesta, aborda de forma vaga a intolerância, a violência urbana e o desvio de verba pública Claro, este último centrado no mundo político, sem qualquer menção ao sistema financeiro e aos grandes bancos.Nenhuma escola é obrigada a fazer o que a Tuiuti fez. Mas não anunciem o que não vão fazer. Crítica social não é pedir empatia. É mostrar porque ela está cada vez mais rara. Faltou um carro alegórico com o logotipo da velha parceira.



...

Não se rebaixa quem combate. Parabéns, Paraíso do Tuiuti! Mostrou o que cantou. Não gostou? Vai ver de novo. Não ficou em primeiro, mas foi a campeã da resistência. É no simbólico que se trava a luta.



...

♪ ♫ "Meu Deus! Meu Deus! Seu eu chorar não leve a mal
Pela luz do candeeiro. Liberte o cativeiro social" ♪ ♫ 

G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti

♪ ♫ Samba-enredo do Paraíso do Tuiuti - Carnaval 2018 ♪ ♫ 
http://www.carnavalesco.com.br/noticia/ouca-o-samba-enredo-do-paraiso-do-tuiuti-para-o-carnaval-2018/53762
Compositores: Claudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal
Intérpretes: Nino do Milênio, Celsinho Mody e Grazzi Brasil


IRMÃO DE OLHO CLARO OU DA GUINÉ
QUAL SERÁ O VALOR? POBRE ARTIGO DE MERCADO
SENHOR EU NÃO TENHO A SUA FÉ, E NEM TENHO A SUA COR
TENHO SANGUE AVERMELHADO
O MESMO QUE ESCORRE DA FERIDA
MOSTRA QUE A VIDA SE LAMENTA POR NÓS DOIS
MAS FALTA EM SEU PEITO UM CORAÇÃO
AO ME DAR ESCRAVIDÃO E UM PRATO DE FEIJÃO COM ARROZ

EU FUI MANDINGA, CAMBINDA, HAUSSÁ
FUI UM REI EGBÁ PRESO NA CORRENTE
SOFRI NOS BRAÇOS DE UM CAPATAZ
MORRI NOS CANAVIAIS ONDE SE PLANTA GENTE

Ê CALUNGA! Ê Ê CALUNGA!
PRETO VELHO ME CONTOU, PRETO VELHO ME CONTOU
ONDE MORA A SENHORA LIBERDADE
NÃO TEM FERRO, NEM FEITOR

AMPARO DO ROSÁRIO AO NEGRO BENEDITO
UM GRITO FEITO PELE DO TAMBOR
DEU NO NOTICIÁRIO, COM LÁGRIMAS ESCRITO
UM RITO, UMA LUTA, UM HOMEM DE COR

E ASSIM, QUANDO A LEI FOI ASSINADA
UMA LUA ATORDOADA ASSISTIU FOGOS NO CÉU
ÁUREA FEITO O OURO DA BANDEIRA
FUI REZAR NA CACHOEIRA CONTRA BONDADE CRUEL

MEU DEUS! MEU DEUS!
SE EU CHORAR NÃO LEVE A MAL
PELA LUZ DO CANDEEIRO
LIBERTE O CATIVEIRO SOCIAL

NÃO SOU ESCRAVO DE NENHUM SENHOR
MEU PARAÍSO É MEU BASTIÃO
MEU TUIUTI O QUILOMBO DA FAVELA
É SENTINELA DA LIBERTAÇÃO





Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz