Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.1.16

Ativistas defendem fortalecimento da comunicação pública para enfrentar a mídia tradicional

22/jan./2016, 8h48min

Ativistas defendem fortalecimento da comunicação pública para enfrentar a mídia tradicional

Ativistas pela democratização da comunicação participaram de uma mesa sobre o tema convergências na noite de quinta-feira Foto: Joana Berwanger/Sul21

Jaqueline Silveira

A comunicação foi o tema central de uma das atividades da noite de quinta-feira (21) do Fórum Social Mundial Temático, que se encerra no próximo sábado (23), em Porto Alegre. A mesa de convergência "Mídia, Ideologia, Educação e Poder – A luta contra o monopólio da mídia e a reforma do Estado" reuniu ativistas dos direitos humanos e pela democratização da comunicação.

A comunicação, defendeu o Secretário Especial dos Direitos Humanos do governo federal, Rogério Sotilli, tem de ser abordada do ponto de vista dos direitos humanos, o que não ocorre atualmente. "Os direitos humanos são o principal alvo dos ataques da mídia", avaliou ele.

Sotilli disse que os direitos humanos são os principais alvos de ataque da mídia |Foto: Guilherme Santos/Sul21

Sotilli questionou qual o impacto da mídia discutir a redução da maioridade penal e expor jovens e adolescentes na televisão "como bandidos", bem como a juventude negra da periferia. "A mídia é constituinte da luta política da sociedade que queremos construir. Então, sugiro uma reflexão: a quem interessa a criminalização da esquerda? A quem interessa a desqualificação e a criminalização dos movimentos sociais?", provocou o secretário Especial dos Direitos Humanos. Para finalizar, Sotilli afirmou que "Não existe direitos humanos sem democracia" e nem o contrário.

A exemplo de Sotilli, a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNCD), Rosane Bertotti, pregou que a comunicação deveria ser vista "como direito humano" e também um serviço público. No cenário atual, conforme ela, há um fortalecimento do sistema de comunicação privado ligado aos "governos de direita." Na avaliação de Rosane, o Big Brother Brasil, o BBB, exibido pela Rede Globo, é "um desrespeito à sociedade brasileira e à dignidade" ao "defender o racismo."

Do Fórum Nacional pela Democratização da Mídia, Rosane Bertotti disse que a mídia nega o contraditório |Foto: Joana Berwanger/Sul21

Do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Rosane disse que a mídia nega o contraditório |Foto: Joana Berwanger/Sul21

A coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação criticou o fato de a "mídia negar o contraditório" e, ao mesmo tempo, se posicionar contra o direito de resposta por considerar uma afronta à liberdade de expressão. "Nenhum direito está acima do direito humano", argumentou Rosane. Para reverter esse quadro, ela sugeriu o fortalecimento da estrutura das rádios comunitárias e da comunicação pública.

Do Fórum Mundial de Mídia Livre, Rita Freire disse que, apesar de um governo democrático, ele não enfrentou o tema da regulação da mídia no Brasil. Hoje, observou ela, não há espaço nos veículos de comunicação tradicionais para a participação, por exemplo, de cidadãos que organizam protestos fazer uma reflexão. Rita também defendeu mais investimentos na comunicação pública "para travar a luta política" com as mídias tracionais.

Vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino focou sua manifestação no poder e defendeu reformas estruturais para o país. Há, na sua avaliação, "um débito no Brasil" de grandes consequências dos governos progressistas pelo fato de terem emergido de ambiente conservador. Sorrentino exemplificou que nos 13 anos do governo petista foi possível reduzir a desigualdade social e redistribuir melhor a renda, mas, ao mesmo tempo, não avançou nas reformas estruturais necessárias. "O governo parece bipolar", comentou o comunista.

Reformas estruturais

O representante do PCdoB fez críticas à reforma do Estado realizada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "Houve um desmonte do Estado voltado a um projeto nacional", afirmou Sorrentino. O Brasil, pregou ele, precisa com urgência fazer as reformas estruturais, como a tributária, para tornar o Estado mais eficiente e ter condições se desenvolver.


Tags: ,

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz