Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.12.07

NÃO À TRANSPOSIÇÃO - CONVIVER COM O SEMI-ÁRIDO É A SOLUÇÃO!

A todas as pessoas de Boa Vontade do nosso Brasil e do mundo inteiro,

Quem lhes escreve sente palpitar, neste momento, anseios e perplexidades de milhões de pessoas na bacia do São Francisco, no Brasil e no mundo,

que não aceitam a transposição do rio porque baseada em visões extremamente predatórias, desrespeitosas do rio o do seu povo e autoritárias e ditatoriais,

que não suportam mais a propaganda enganosa e cínica dos "12 milhões de sedentos" que seriam beneficiados,

que assumem a vida do rio e do povo ameaçados, como está ameaçada a vida do bispo frei Luiz Cappio.

Ele está apresentando ao mundo sua opção, pessoal e cristã: entrega sua vida – no jejum e na oração - por uma causa maior, que é a causa de todos nós.

Nós convidamos você, amigo e amiga, pessoalmente ou como membro de qualquer organização, para expressar isso a nossos governantes, enviando uma carta de apoio ao bispo frei Luiz Cappio na luta em defesa do Rio São Francisco.

Atenciosamente,

Articulação Popular Pela Revitalização do Rio São Francisco
Por favor enviem um fax, assim como um email para os seguintes endereços (as duas formas porque é mais impactante) com a carta em anexo:

É importante mandar uma copia oculta (cco:) para apoio.dom.cappio@gmail.com Este endereço usamos somente para poder verificar quantos emails foram enviados para as autoridades. Não se preocupem se os emails para o governo vão voltar devido a caixas postais cheias etc., nos vamos imprimir os emails armazenados na caixa de email apoio.dom.cappio@gmail.com e nossos amigos em Brasília vão entregar os emails impressos ao Planalto.

abaixo seguem os endereços e números de fax dos destinatários da carta:

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Fax: (0055) 61 3411 1865

MINISTRO DE INTEGRAÇÃO GEDDEL VIEIRA LIMA
Fax: (0055) 61 3321 3122

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE MARINA SILVA
Fax: (0055) 61 3317-1755

Supremo Tribunal Federal:

GABINETE MINISTRA ELLEN GRACIE (Presidente)
Fax: (0055) 61 32174249

GABINETE MINISTRO GILMAR MENDES (Vice-Presidente)
Fax: (0055) 61 32174189

GABINETE MINISTRO CELSO DE MELLO
Fax: (0055) 61 32174099

GABINETE MINISTRO MARCO AURÉLIO
Fax: (0055) 61 32174309

GABINETE MINISTRO CEZAR PELUSO
Fax: (0055) 61 32174219

GABINETE MINISTRO CARLOS BRITTO
Fax: (0055) 61 32174339

GABINETE MINISTRO JOAQUIM BARBOSA
Fax: (0055) 61 32174159

GABINETE MINISTRO EROS GRAU
Fax: (0055) 61 32174399

GABINETE MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI
Fax: (0055) 61 32174279

GABINETE MINISTRA CÁRMEN LÚCIA
Fax: (0055) 61 32174355 / 32174369

GABINETE MINISTRO MENEZES DIREITO
Fax: (0055) 61 32174129
Segue a carta:

Exmo. Senhor Presidente da República - Luiz Inácio Lula da Silva
Exmo. Senhor Ministro da Integração Nacional - Geddel Vieira Filho

Saudações cordiais,

Acompanhamos com interesse os planos do Governo Brasileiro para o Rio São Francisco, tanto no que concerne ao Projeto de Transposição quanto ao Programa de Revitalização.

Respeitosamente, dirigimo-nos a V. Ex.a para compartilhar preocupações sobre os previsíveis impactos sociais e ambientais do Projeto de Transposição.

Sabemos a importância histórica, cultural, social, econômica e ambiental do "rio da integração nacional". Temos também conhecimento dos problemas deste Rio, tais como o desmatamento, o assoreamento, a poluição por esgotos e agrotóxicos, as barragens e o avanço indiscriminado do agronegócio sobre o Cerrado e Caatinga. O estado atual de baixa vazão da barragem Sobradinho de 14% da sua capacidade é prova desta degradação.

O estado de degradação do São Francisco torna temerário qualquer acréscimo de novo uso aos atuais, múltiplos e, em muitos aspectos, já conflitantes.

Desde 27 de novembro de 2007, Dom Luiz Cappio, bispo da Diocese de Barra (Bahia), retomou seu jejum e suas orações em protesto contra a forma autoritária com que o governo federal impõe a obra de transposição do rio São Francisco sem um debate democrático sobre a viabilidade desta obra.

Em carta enviada ao presidente, Dom Luiz lembra que Lula não cumpriu o acordo assumido em outubro de 2005. Na ocasião, Dom Luiz suspendeu um jejum de onze dias, após o presidente ter se comprometido a suspender o processo da transposição e iniciar um amplo diálogo sobre o projeto com a sociedade.

A obra da transposição do Rio São Francisco não tem capacidade de levar água para 12 milhões de nordestinos, como a propaganda quer iludir. Ao contrário, ela é desenhada para beneficiar a produção de frutas nobres, etanol, aço e criação de camarão destinados principalmente para o mercado internacional, enriquecendo ainda mais poucas grandes empresas.

A região semi-árida tem grande diversidade de situações e potencialidades hídricas para o consumo humano e o desenvolvimento sustentável. Para atender à população do semi-árido, há alternativas melhores e mais baratas, por exemplo: as 530 obras sugeridas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que abasteceriam os 1,3 mil municípios da região a um custo de R$ 3,6 bilhões (quase metade dos R$ 6,6 bilhões da transposição). Para o meio rural tem as alternativas de Convivência com o clima desenvolvidas no âmbito da Articulação do Semi-Árido (ASA).

Diante deste quadro, o Projeto de Transposição exige questionamentos e cuidados. Ainda mais, porque se trata de um projeto com varias ilegalidades que estão sendo questionadas judicialmente e que ainda esperam posição do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por isso, as pessoas, entidades e organizações abaixo-assinadas pedem que sejam suspensas as obras da transposição, que vem sendo realizadas pelo Exército Brasileiro.

Exigimos que seja ouvido o grito dos povos do São Francisco presente no jejum de Dom Luiz Cappio.

Atenciosamente,

________________________________
(nome / assinatura)

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz