Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.1.19

conjuntura


Laurindo Lalo Leal Filho

Brasil, Honduras e Paraguai foram anexados aos Estados Unidos por golpes parlamentares. Argentina, Chile e Colômbia por ingerências nas eleições e no Equador pelo apoio aos traidores. Na Venezuela ao que tudo indica será pela violência. As veias da América Latina continuam abertas.

...

Celso Augusto Schröder

Se assassinato ainda é mais grave do que corrupção, então hoje os fatos envolvendo a família Bolsonaro são muitíssimo mais graves do que os de ontem e de antes de ontem e assim por diante. O próprio ex-Ministro Jughumann, confessando sua impotência já tinha sinalizado de que o crime tinha envolvimento com altíssimas autoridades políticas. Não sabemos exatamente o quanto, mas o fato da mãe e da esposa do capitão miliciano trabalharem até novembro passado no gabinete de um dos filhos do Presidente Bolsonaro não pode ser tratado com naturalidade ou desdém. É gravíssimo.

... 
 

Cadê Moro para além do sorriso na foto do avião para Davos? O que Sergio Moro tem a dizer sobre os milicianos presos por serem os principais suspeitos do assassinato de Marielle Franco (sendo que um deles, o major, responde por uma chacina) e ligados, por diferentes formas, aos Bolsonaro? Por que Moro está sendo poupado de opinar sobre o envolvimento de pessoas - com as quais compõe o novo governo - com o crime organizado? Ora, Moro é o Ministro da Justiça do presidente cujo filho senador empregou, em seu gabinete, mãe e mulher de um miliciano acusado do assassinato bárbaro de uma parlamentar honesta, digna e lutadora. Empregou mãe e mulher que depositavam seus salários na conta de Queiroz, acusado de laranja em esquema de corrupção que beneficiava o agora senador e filho do presidente que convidou o juiz Sergio Moro a ser Ministro da Justiça (e este prontamente aceitou o convite!). Moro não pode ser poupado nesse momento de dizer algo à nação! Não depois de ter sido construído pela imprensa como um "paladino da Justiça"! Não só existem trouxas no Brasil. A parte do país que pensa quer ouvir o ex-juiz!

... 

 

A quadrilha de Rio das Pedras ameaçou moradores que não votassem no atual governador, "adotado" por Flávio na campanha
http://bit.ly/2SaanEw 

...  
 
Eleição de Witzel no Rio uniu Flávio Bolsonaro e milícia denunciada
https://www.cartacapital.com.br/politica/eleicao-de-witzel-no-rio-uniu-flavio-bolsonaro-e-milicia-denunciada/

... 
 
Ameaçado, Jean Wyllys abre mão do mandato na Câmara e anuncia saída do Brasil
Deputado federal diz que ligações do clã Bolsonaro com milícias o aterrorizaram: "Quero cuidar de mim e me manter vivo"
https://www.brasildefato.com.br/2019/01/24/ameacado-jean-wyllys-do-psol-abre-mao-do-mandato-e-anuncia-saida-do-brasil/?fbclid=IwAR3a3yeLm2qPB-1uOHd8ihcQp3Ah1QLTo8fxz5OY7ghVT0JR3kI6IV639xU

...  
Jean Wyllys, sinônimo de luta e dignidade
O parlamentar anuncia estar fora do país e põe fim ao grande mandato de luta pelos direitos humanos: 
http://bit.ly/2HszNZW   
https://www.cartacapital.com.br/justica/jean-wyllys-sinonimo-de-luta-e-dignidade/
...    

Para a advogada chilena Antonia Urrejola Noguera, relatora especial do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o país não foi capaz de garantir segurança e condições básicas para que o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) pudesse exercer suas funções.
Via BBC News Brasil


...    

Marcos Bagno

Sabem por que eu não tenho vergonha? Porque eu olho para uma das paredes do meu quarto de trabalho e topo com nomes como Milton Santos, Sérgio Buarque de Holanda, Machado de Assis, Emília Viotti, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Heitor Villa-Lôbos, Tom Jobim, Elis Regina, Chico Buarque, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Clementina de Jesus, Graciliano Ramos, Antonio Houaiss, Lima Barreto, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, João Bosco, Lúcio Cardoso, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Noel Rosa, Pixinguinha, d. Paulo Evaristo Arns, Raymundo Faoro, Celso Furtado, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Raduan Nassar, Fernanda Torres, Sebastião Salgado, Magda Soares, Antonio Candido, Marilena Chaui, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, d. Ivone Lara, Cartola, Clara Nunes, Hilda Hilst... E isso só numa das estantes (que tem livros e discos). Por que é que eu vou ter vergonha se o Brasil é muito mais e muito melhor do que esses facínoras que fizeram do crime organizado um projeto de governo? Tenho vergonha não. Tenho é profundo desprezo, nojo, ojeriza, asco de quem votou neles sabendo a desgraça que ia dar (e está dando).

...    

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz