Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.5.14

Nos 126 anos da Lei Áurea, jogo digital sobre nova escravidão é lançado - Cotidiano - Cotidiano

Nos 126 anos da Lei Áurea, jogo digital sobre nova escravidão é lançado

Leonardo Sakamoto


O programa Escravo, nem pensar!, coordenado pela ONG Repórter Brasil,

A Lei Áurea completa 126 anos nesta terça (13). Mas como a exploração do ser humano não comemora efemérides, formas contemporâneas de escravidão continuam a roubar a dignidade de milhares de trabalhadores brasileiros e estrangeiros não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Conhecer bem problema é fundamental e evitar confusões para que possamos combatê-lo e preveni-lo. Por isso, a Repórter Brasil, organização do qual faço parte, está lançando o primeiro jogo digital que aborda o trabalho escravo contemporâneo em meio rural e urbano.

Você pode estar se perguntando: “Jogo digital? Mas trabalho escravo não é coisa séria?'' Pô, se é. Por isso mesmo precisa de uma nova abordagem para prender a atenção dos mais jovens e construir esse conhecimento com eles. Ou vocês acham que todo mundo vai entender a importância de um tema simplesmente porque nós o consideramos relevante? Conquistar a atenção do outro é fundamental. Fornecer instrumentos para professores e educadores também.

A dinâmica do game permite que o jogador seja responsável por conduzir um trabalhador, que deixa sua cidade natal em busca de melhores condições de vida e acaba sendo explorado. O jogador terá que fazer escolhas para que consiga escapar dessa situação.

https://www.youtube.com/watch?v=2kO-YOkIEsY#t=18

A experiência estimula a sensibilização em relação aos abusos sofridos por trabalhadores na vida real. “Aplicamos conceitos e técnicas de desenvolvimento para provocar o que chamamos de ‘aprendizado oculto’ (stealth learning): o jogador não percebe que está aprendendo, mas termina a experiência com outro nível de consciência sobre o assunto”, explica Paulo Luis Santos, CEO da Flux, empresa responsável pelo desenvolvimento do trabalho.

“O problema costuma ser visto como algo distante das pessoas, que acontece somente em lugares remotos, mas ele está presente em todos os estados brasileiros, inclusive em grandes centros urbanos”, afirma Natália Suzuki, coordenadora do programa educacional da Repórter Brasil. O que envolve produtos como alimentos, equipamentos eletrônicos, roupas e até mesmo construção de prédios e residências.

A Organização Internacional do Trabalho estima em cerca de 21 milhões os atingidos pela prática globalmente. No Brasil, não há uma estimativa precisa (dependendo da fonte, os “chutes'' variam entre 25 a 400 mil ou mais), mas o fato é que mais de 46 mil pessoas foram libertadas pelo governo federal desde 1995.

A versão em inglês do jogo será disponibilizada no início de junho. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Clique aqui e baixe no seu computador para jogar (clique no link indicado e selecione a opção para manter o download e, depois na pasta “Escravo, nem pensar!'' e, por fim, no arquivo – ignore avisos a respeito de vírus).


http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2014/05/13/nos-126-anos-da-lei-aurea-jogo-digital-sobre-nova-escravidao-e-lancado/#comentarios

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz