Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.9.14

Plebiscito: resultado final deve ultrapassar 10 milhões de votos

12/set/2014, 8h08min

Plebiscito: resultado final deve ultrapassar 10 milhões de votos

 | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

| Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Do Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS

O Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva do Sistema Político realizado entre os dias 1º e 7 de setembro, mobilizou mais de 100 mil pessoas que trabalharam voluntariamente pela coleta de votos, teve cerca de 40 mil urnas fixas e volantes disponíveis em todo o Brasil e deve ultrapassar os 10 milhões de votos.

Mais de 450 organizações dos movimentos sindical e social apoiam o plebiscito que busca pressionar o Congresso Nacional pela convocação de uma consulta popular para discutir questões como o financiamento privado de campanhas, a representatividade no Parlamento e os mecanismos de democracia direta.

Rio Grande do Sul

Aqui no Rio Grande do Sul, os comitês colheram votos em todas as regiões do Estado. Foram inúmeras urnas fixas e itinerantes, que somaram centenas de locais de votação. No Largo Glênio Peres, tradicional e movimentado local do centro de Porto Alegre, havia urna do Plebiscito, assim como no pavilhão da Agricultura Familiar, na 37ª Expointer, em Esteio.

A maioria dos 42º Núcleos do CPERS/Sindicato disponibilizou urnas em suas sedes e nas escolas estaduais. O Sinpro/RS montou urnas em 44 colégios e universidades pelo RS, em alguns casos, houve parcerias com os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs). Fábricas, agências bancárias e hospitais também foram locais de votação.

Em Santa Maria, o comitê municipal realizou previamente atividades de formação nas escolas e sindicatos, com movimentos sociais, pastorais e comunidade em geral. Foram aproximadamente 50 urnas, em lugares fixos e volantes como paradas de ônibus, igrejas, praças, sindicatos, associações de bairros, UFSM, entre outros. De acordo com Eloiz Guimarães, da CUT Regional Centro, a votação ultrapassou a expectativa planejada: "o processo foi forte, a população em geral aderiu ao movimento."

Votação paradas de ônibus

A coordenadora da CUT Regional Noroeste, Teresinha de Jesus Mello, afirma que a população estava bastante interessada no assunto. "Eles pediam explicações sobre a votação e o que representa a reforma política. Somente na cidade de Ijuí, organizamos 16 urnas distribuídas nas escolas, sindicatos e na praça", contou a dirigente.

Integrante do Comitê Estadual, Valdir Bohn Gass, classificou o pleito como "um processo importante, pois pautou a necessidade de reformas q só vão acontecer com a participação efetiva da população."

Para ele, o plebiscito obrigou alguns candidatos a abordarem o tema da reforma política e, apesar do silêncio da mídia, a sociedade tomou conhecimento do debate. "Neste processo, se retomou um trabalho de base e avançou na unificação dos movimentos populares e sociais, fundamentais para o longo caminho que temos pela frente, de enfrentamento ao sistema que não quer mudanças", finalizou ele.

No Rio Grande do Sul, o resultado da votação deve ser conhecido dia 15 de setembro. Nesta terça-feira, 09, será realizada uma reunião de avaliação, às 18h30, na sede do Comitê.

Adesões

No final da noite de sexta-feira, 05, um grupo formado por nomes como os escritores Fernando Morais e Frei Betto, a socióloga Heloísa Fernandes, o teólogo Leonardo Boff e o líder do grupo Teatro Mágico, Fernando Anitelli, divulgaram um manifesto em defesa do plebiscito.

Muitos políticos também aderiram e votaram SIM no plebiscito. O ex-presidente Lula votou na quinta-feira, 04, durante um comício em Salvador (BA).

Mais forte que a Alca

Para Ricardo Gebrim, da Coordenação Nacional da Campanha pelo Plebiscito, a perspectiva é que a votação ultrapasse 10 milhões de votos, número atingido pela consulta à população brasileira que rechaçou a instalação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em 2002, conforme propunha o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Ele atribui esta expectativa ao número maior de urnas em áreas centrais das cidades, que conseguiram coletar até quatro mil votos por dia, à possibilidade da participação pela internet e, principalmente, ao engajamento maior do movimento sindical.

"Os trabalhadores abraçaram a campanha, basta ver a quantidade de sindicatos que levaram as urnas para fábricas e outras unidades produtivas. A quantidades de comitês também é maior, especialmente os locais, aqueles localizados em bairros, associações de moradores, ocupações, igrejas. Hoje são mais de dois mil comitês. Todos os estados estão otimistas em ultrapassar a meta", elencou.

Prorrogação da votação online

O final da votação online do Plebiscito foi prorrogado por mais um dia, encerrando às 23h59 da segunda-feira, 08. Segundo a organização, a medida ocorreu porque a página da campanha ficou sobrecarregada com a grande quantidade de acessos e sofreu ataques hackers, o que deixou o site fora do ar, impedindo o acesso.

A contagem dos votos coletados começou a ser feita nos estados também nesta segunda-feira e ocorre até o dia 14. A previsão é que o resultado final da campanha seja divulgado no dia 22.


http://www.sul21.com.br/jornal/plebiscito-resultado-final-deve-ultrapassar-10-milhoes-de-votos/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz