Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.9.14

“Não pretendo convencê-los, pretendo fazê-los pensar”, diz Pepe Mujica


setembro 10, 2014 20:10


Em conferência na Universidade Federal do Rio Grande Sul, presidente uruguaio rechaçou pecha de "presidente pobre" e disse que pobreza é querer muito

Por Redação

Em viagem pelo Rio Grande do Sul, o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, participou  da 5ª edição do Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, na Universidade Federal do Rio Grande Sul (Ufrgs),  que traz o tema "Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul".

Pepe Mujica declarou que o discurso de que não há verba para acabar com a pobreza é uma falácia. "Gastamos 1 milhão de dólares por minuto em recursos militares no mundo e dizem que não temos recursos para acabar com a pobreza", criticou o presidente do Uruguai. "Sabemos o que fazer, temos a ciência, temos os meios econômicos, entretanto continuamos olhando para o outro lado", analisou.

Para Mujica, a verdade é que os governos estão "preocupados em ganhar a próxima eleição", e que, quanto mais rico e "maior o país", a situação é "pior". O estadista também criticou o acúmulo de capital. "A nossa civilização prega a acumulação de capital acima de todas as coisas e devemos consumir e consumir e inventar porcarias e passar a vida toda pagando", criticou.

A respeito da ideia religiosa de que o sofrimento na vida presente significa o viver bem no "outro mundo", Mujica discordou. "Valores: o nosso mundo é religioso. Fanaticamente religioso. Eu não compartilho com a ideia que devemos sofrer nesse mundo para ganhar o direito de viver bem no próximo mundo", disse.

Por fim, Pepe Mujica rechaçou a pecha de "presidente pobre". "Dizem que sou o presidente pobre. Sou pobre o 'caralho'. Pobre é aquele que precisa de muito. Eu consumo o justo porque defendo minha liberdade. Não pretendo convencê-los. Pretendo fazê-los pensar", provocou o presidente uruguaio.

Foto: Pragmatismo Político


http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/09/pepe-mujica-rio-grande-do-sul/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz