Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.10.14

Dilma: segurança pública e políticas para as mulheres


Em entrevista coleitva, a presidenta Dilma Rousseff falou sobre como as mulheres vêm sendo beneficiadas pelas políticas publicas implementadas durante seu governo e o de Lula.Também falou sobre segurança pública e sobre as supostas denúncias de revista  ~informativa~.

Quando perguntada sobre segurança pública e o cuidado com as mulheres, Dilma aproveitou para falar que a fragmentação da segurança pública é um grande problema, porque o crime organizado atua de forma coordenada em todo o território nacional. Por isso, apresenta em sua proposta de governo uma alteração da Constituição Federal, de maneira a integrar a atuação de todas as forças de segurança.

Dilma citou como exemplo o sucesso do modelo de segurança usado durante a Copa do Mundo: a integração dos Centros de Comando e Controle, equipamentos de imagem, controle e integração das inteligências dos diversos órgãos de polícia, e políticas comuns. "Queremos as polícias militar, civil , federal, rodoviária, cada 1 em sua estrutura de comando, coordenadas de forma a integrar todas as ações, com o apoio das forças armadas. Foi isso que ocorreu na Copa, com um grau de eficiência extraordinário." A presidenta explicou que há, atualmente, 12 centros de segurança e controle, mais 2 que agem nacionalmente: um em Brasília, como backup do outro, com sede no Rio de Janeiro. A ideia é ter esses centros nas 27 Unidades da Federação.

Essa mesma lógica é aplicada no plano estratégico de fronteira: as polícias Federal,  e Rodoviária Federal, mais a Força Nacional de Segurança Pública, com o apoio das Forças Armadas e das polícias estaduais, atuando de maneira coordenada, cuidam dos 12 mil Km de fronteiras do país. Nessa atuação coordenada, conseguiram a apreensão de 68 toneladas de drogas e outras tantas de explosivos.

Além da segurança pública, a presidenta falou sobre como as políticas públicas dos governos Lula e Dilma proporcionam um verdadeiro empoderamento para as mulheres. Além do fato de o cartão do Bolsa Famíliaser emitido, em 93% dos casos, em nome das mulheres, e de 86% dos imóveis do Minha Casa Minha Vidaestarem também em nome das mulheres, na agricultura familiar há políticas específicas para as mulheres, caso do Pronaf, porque "na agricultura familiar a mulher cumpre o papel da agroindústria".

A presidenta fez questão de lembrar que são as mulheres que tomam várias iniciativas para aumentar a renda individual. Prova disso é que mais da metade de Microemprrendedores Individuais e microempresários ativos hoje no país são mulheres. E 60% das pessoas que acessam o microcrédito produtivo são mulheres. Ademais, 59% dos cursos do Pronatec são buscados (e conseguidos) por mulheres, e mais da metade dos financiamentos do Prouni e do Fies são feitos por mulheres.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz