Para as mais de 400 organizações sociais que constroem a campanha, mobilização durante os dias 1º e 7 de setembro foi uma vitória. Votação online foi prorrogada até segunda-feira (8) devido ao grande número de acessos.
Paola Estrada, da Secretaria Operativa do Plebiscito Popular pela Reforma Política, destaca que houve grande participação, principalmente de jovens.
"A gente ainda vai ter esses números exatos nos próximos dias, mas calculamos cerca de 45 mil urnas e mais de 100 mil ativistas e voluntários envolvidos no processo. Então, foi uma grande vitória, muito animador. Formou uma militância jovem, muita gente envolvida."
Paola explica que após a consulta pública, o próximo passo é a entrega dos votos para os três Poderes.
"A gente quer entregar tanto para a presidente Dilma Rousseff quanto para o Congresso Nacional e para o poder Judiciário, o STF. Nós estamos organizando ainda esse processo, mas a ideia é que a gente vá tanto com representantes de organizações que constroem a campanha quanto dos comitês, estaduais, regionais, e faça esse grande momento em Brasília de entrega dos votos."
A organização da campanha também informa que o sistema de votação online esteve muito lento ou fora do ar no domingo (7) devido ao grande número de acessos e sequências de ataques de hackers. Então, o prazo de votação pela internet foi prorrogado até a última segunda-feira (8).
As discussões pela reforma política abordam temas como o financiamento público de campanhas, mudanças no sistema eleitoral, maior participação social nas políticas públicas e o fortalecimento dos mecanismos de democracia direta.
De São Paulo, da Radioagência BdF, Daniele Silveira.
08/09/14
Foto: Plebiscito por um novo Sistema Político - Comitê Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário