Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.9.14

A cidadania é da essência do ser humano


Publicado em 03/09/2014

Na noite desta quarta-feira (3/9), o candidato ao Senado pela Unidade Popular pelo Rio Grande participou de encontro/palestra para estudantes universitários do Resgate Pré-Vestibular Popular da UFRGS, no Auditório da Fabico. O encontro foi conduzido pela jornalista Fernanda sob a coordenação do  professor Bernardo Lucena de Carli.

Cidadania
Ao falar sobre Cidadania para os alunos, Olívio Dutra resgatou a história e lembrou que este conceito de cidadania vem de longe. A palavra cidadania era usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha e podia exercer. Usando uma afirmação de sua convicção, Olívio aprofundou o debate sobre a política com os mais de 200 jovens do Resgate (UFRGS), "a expressão maior do ser humano é a política e nenhum cidadão se realiza sem exercer esse direito em sua plenitude".
"Não raro, salientou o candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande, ocorrem episódios em que o exercício do direito a cidadania é usurpado por interesses opostos. Quando se amplia o protagonismo das pessoas, não raro também, o estado de acordo com seus interesses, cerceia esta possibilidade", referindo-se a ditadura, a repressão aos movimentos sociais.
Olívio Dutra encerrou o tema, conclamando a todos os jovens a serem sujeitos de sua história e nunca objeto dela.

Desmilitarização
Sobre as policias, Olívio se manifestou a favor da desmilitarização, acreditando na humanização dos profissionais, na qualificação dos quadros e no aprendizado do tratamento de  grandes eventos como protestos, questionamentos e manutenção dos direitos cidadãos.

Presente, Lasier Martins irritou-se com a "insistência de que o apresentam como candidato da RBS". Questionou se alguém gostaria de trabalhar na RBS e diante da negativa unânime, lamentou, afirmando que perderiam a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa.

O tema democratização da comunicação aqueceu a sala.
Olívio Dutra afirmou que é preciso acabar com o monopólio da comunicação no Brasil, onde menos de dez famílias concentram empresas, jornais, canais de televisão, dominando a informação.  A concentração impede a circulação de ideias e de pontos de vista diferentes, acredita o candidato que afirma, "a liberdade de opinião é sagrada". Lembrando as lutas da época da ditadura, "quando lutamos pela liberdade de expressão e fomos presos por isso". O candidato ao senado fez referência a Constituição aprovada em 1988, quando foi deputado constituinte. "Vi  no Congresso, o poder dos grandes monopólios e, ainda assim, conseguimos colocar um artigo sobre o tema. Está lá, mas não é obedecido".
"Em muitos países  é proibido o monopólio e aqui no Brasil sequer o Conselho Nacional de Comunicação foi aprovado" encerrou.

Ao finalizar Olívio saudou os estudantes e chamou a votação no Plebiscito Popular pela Reforma Política que acontece em todo País entre dos dias 1º e 7 de setembro.



http://www.oliviosenador131.com.br/noticias/cidadania-e-da-essencia-do-ser-humano#.VAhxaBYqeF5


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz