Na noite desta quarta-feira (3/9), o candidato ao Senado pela Unidade Popular pelo Rio Grande participou de encontro/palestra para estudantes universitários do Resgate Pré-Vestibular Popular da UFRGS, no Auditório da Fabico. O encontro foi conduzido pela jornalista Fernanda sob a coordenação do professor Bernardo Lucena de Carli.
Cidadania
Ao falar sobre Cidadania para os alunos, Olívio Dutra resgatou a história e lembrou que este conceito de cidadania vem de longe. A palavra cidadania era usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha e podia exercer. Usando uma afirmação de sua convicção, Olívio aprofundou o debate sobre a política com os mais de 200 jovens do Resgate (UFRGS), "a expressão maior do ser humano é a política e nenhum cidadão se realiza sem exercer esse direito em sua plenitude".
"Não raro, salientou o candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande, ocorrem episódios em que o exercício do direito a cidadania é usurpado por interesses opostos. Quando se amplia o protagonismo das pessoas, não raro também, o estado de acordo com seus interesses, cerceia esta possibilidade", referindo-se a ditadura, a repressão aos movimentos sociais.
Olívio Dutra encerrou o tema, conclamando a todos os jovens a serem sujeitos de sua história e nunca objeto dela.
Desmilitarização
Sobre as policias, Olívio se manifestou a favor da desmilitarização, acreditando na humanização dos profissionais, na qualificação dos quadros e no aprendizado do tratamento de grandes eventos como protestos, questionamentos e manutenção dos direitos cidadãos.
Presente, Lasier Martins irritou-se com a "insistência de que o apresentam como candidato da RBS". Questionou se alguém gostaria de trabalhar na RBS e diante da negativa unânime, lamentou, afirmando que perderiam a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa.
O tema democratização da comunicação aqueceu a sala.
Olívio Dutra afirmou que é preciso acabar com o monopólio da comunicação no Brasil, onde menos de dez famílias concentram empresas, jornais, canais de televisão, dominando a informação. A concentração impede a circulação de ideias e de pontos de vista diferentes, acredita o candidato que afirma, "a liberdade de opinião é sagrada". Lembrando as lutas da época da ditadura, "quando lutamos pela liberdade de expressão e fomos presos por isso". O candidato ao senado fez referência a Constituição aprovada em 1988, quando foi deputado constituinte. "Vi no Congresso, o poder dos grandes monopólios e, ainda assim, conseguimos colocar um artigo sobre o tema. Está lá, mas não é obedecido".
"Em muitos países é proibido o monopólio e aqui no Brasil sequer o Conselho Nacional de Comunicação foi aprovado" encerrou.
Ao finalizar Olívio saudou os estudantes e chamou a votação no Plebiscito Popular pela Reforma Política que acontece em todo País entre dos dias 1º e 7 de setembro.
http://www.oliviosenador131.com.br/noticias/cidadania-e-da-essencia-do-ser-humano#.VAhxaBYqeF5
Nenhum comentário:
Postar um comentário