Participe do Plebiscito Popular pela Reforma Política: todos juntos construindo um novo Brasil
No ano passado, milhões de pessoas foram às ruas por mais mudanças, pela melhoria dos serviços, por uma nova política. O nosso projeto de governo é consonante com essas vozes. Lula e Dilma, que já fizeram muito, querem que o Brasil continue mudando, querem mais mudanças e mais futuro e um país mais justo para todxs xs brasileirxs. Por isso, Dilma deu grandes passo para renovar a nossa política encaminhando a proposta de uma Constituinte Exclusiva para fazer a reforma política no Brasil. Ela também declarou, ontem, que apoia todas as iniciativas que busquem a Reforma Política: "que torne as instituições adequadas ao tamanho do Brasil, adequadas hoje tanto às relações sociais, econômicas, que existem e que exigem cada vez mais que a sociedade seja ouvida."
E nada melhor do que jogar essa decisão nas mãos de quem tem o poder de decidir e de quem será o principal beneficiado com essas mudanças: o povo. Por isso, os movimentos sociais convocaram um plebiscito popular para votar a formação da Constituinte Exclusiva agora, de 1 a 7 de setembro.
Um Plebiscito Popular é convocado pelo próprio povo para que os cidadãos votem para aprovar ou não uma questão importante para toda a sociedade. A Constituinte Exclusiva é uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para que, neste caso, construam propostas de modificação da Constituição Federal de 1988 para que possamos fazer uma reforma do sistema político brasileiro.
Mas por que essa reforma política é tão necessária? Hoje, o nosso sistema político não funciona de forma inclusiva. Não temos, por exemplo, uma representação justa de mulheres, negros e indígenas dentre os parlamentares. Além disso, a reforma do sistema é necessária para fortalecer os partidos, diminuindo a valorização pessoal na política; e para criar o financiamento público de campanha, valorizando, assim o debate de ideias acima do poder do capital e promovendo condições justas para que todos possam participar da política e o povo seja, de fato, representado pelos governantes. Essa é a proposta do PT para construir um sistema que inclua mais e ande no mesmo caminho desse país que já mudou a vida de tanta gente e quer mudar ainda mais.
A sua participação no plebiscito popular é muito importante por todas as questões expostas acima. Para participar, é simples, é só seguir os passos abaixo:
1. Procure um comitê popular perto de você: Dá pra achar os comitês já organizados aqui (link is external).
2. Você pode também criar o seu próprio comitê popular. Depois disso, é só organizar as atividades, como palestras, audiências, atividades culturais e etc.Também é importante organizar os locais de votação e preparar as urnas. Depois de criado o comitê, é só cadastrar no site (link is external).
3. Espalhe a ideia e explique a importância de participar. Acesse a página do facebook (link is external) e compartilhe, divulgando músicas e vídeos, baixe (link is external) e divulgue a cartilha, acesse o twitter (link is external) e ajude a espalhar a ideia!
4. O mais importante de tudo: vote! De 1 a 7 de setembro, nas urnas espalhadas por todo o país!
Nenhum comentário:
Postar um comentário