Debate sobre educação não formal
Especialistas discutem a formação de professores em videoconferência promovida pela Cátedra Paulo Freire
Estão abertas até o próximo domingo (17) as inscrições para a videoconferência "Políticas para a formação de professores da educação não formal na América Latina". Serão conferencistas o professor Fernando José Martins, que irá falar a partir do Auditório Cesar Lattes, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e a professora Miriam Camilo Recio, que vai falar no Ministério da Educação da República Dominicana.
Promovida pela Cátedra Paulo Freire de Educação para Jovens e Adultos da UNILA, a videoconferência será realizada no dia 22 de agosto, das 11 às 13 horas (horário de Brasília), com tradução simultânea para os países conveniados à Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A Organização é uma das coordenadoras do evento, em parceria com o Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA/UNILA), Ministério da Educação (MEC) do Brasil e PTI. O formulário de inscrição pode ser preenchido no link goo.gl/cPj3c0 ou no endereço http://catedra.unila.edu.br/paulofreire/node/185, onde podem ser consultadas outras informações sobre a Cátedra. As inscrições também podem ser feitas pelos telefones (45) 3529-2184 ou (45) 9970-2827.
O conferencista Fernando José Martins é professor do curso de Pedagogia da Unioeste, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor dos livros "Ocupação da Escola: uma categoria em construção" e "Gestão democrática e ocupação da escola; O MST e a Educação". Ele é membro do corpo editorial da Revista Ideação e do periódico "Encuentro de Saberes: luchas populares, resistencia y educación". Miriam Camilo Recio é educadora com especialidade em formação de formadores e diretora geral de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação da República Dominicana.
De acordo com o coordenador da Cátedra, Luis Eduardo Alvarado Prada, professor sênior vinculado ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA-UNILA), a conferência pretende contribuir para a formação dos formadores de professores para a educação de jovens e adultos na América Latina. "Queremos questionar como está sendo essa formação e, com isso, contribuir para a construção de políticas públicas que atendam às reais necessidades desse tipo de educação", diz. Além disso, é objetivo da videoconferência aproximar atores sociais ligados à educação de jovens e adultos, contribuindo para a formação de uma rede latino-americana nessa área. Prada observa que a realização da videoconferência é um preparativo para os temas que serão tratados na Cátedra, que está programada para novembro deste ano.
Cátedra Paulo Freire
A Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem caráter permanente e é parte de um amplo projeto de educação de jovens e adultos. Direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, educadores, gestores e especialistas da área, a cátedra tem entre seus objetivos contribuir para a formação de profissionais de educação de adultos e para o desenvolvimento de processos educativos que dinamizem a formação de cidadãos participativos e críticos.
http://unila.edu.br/noticias/debate-sobre-educacao-nao-formal
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