Relatório norueguês mostra que Brasil teve sucesso no combate ao desmatamento na Amazônia
Relatório divulgado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (link is external) (Norad), nesta segunda-feira (18), analisa que o Brasil teve "um bom progresso para proteger a floresta amazônica". O documento ainda diz que "a taxa de desmatamento do Brasil e as correspondentes emissões de gases-estufa caíram fortemente". A avaliação é de que haverá ainda mais reduções graças à parceria com o governo da Noruega. O documento observa que os projetos financiados com dinheiro norueguês no Brasil estão "traçando o caminho para futuras reduções".
A Noruega é um dos nossos principais parceiros de programas de preservação ambiental. Dentro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (link is external) (PNUD), o Fundo Norueguês atua em diversas frentes, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, trabalhando com as populações que dependem da floresta para sobreviver e com grupos de especialistas em preservação ambiental.
Em 2008, o Brasil criou o Fundo da Amazônia (link is external), administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aberto à cooperação de vários países, pessoas físicas e empresas. Devido aos bons resultados apresentados pelo Brasil na contenção do desmatamento da Amazônia, a Noruega mantém seu planejamento de doar 1 bilhão de dólares (link is external) para preservação até 2015.
Outro relatório (link is external), apresentado pela Norad no fim do ano passado, diz que não foi só a preservação ambiental que levou o Brasil ao topo das estatísticas. É destacado o comprometimento do governo brasileiro com as questões relativas aos direitos humanos, inclusão social e participação das mulheres: "O Brasil é hoje a sexta economia do mundo e uma conhecida política de distribuição de renda e crescimento econômico tirou mais de 30 milhões de brasileiros da pobreza (…) O governo do país aumentou o foco na participação das mulheres em todos os aspectos da vida política e econômica e está aumentando o número de mulheres ocupando cargos executivos no governo".
O relatório da Norad faz uma análise de outros setores e também destaca as iniciativas do governo no combate à corrupção: "A presidenta está muito focada em combater a corrupção no setor público e no governo. O relatório aponta que a Lei de Acesso à Informação trouxe muito mais transparência ao nosso país: "O Brasil está trabalhando para criar uma sociedade mais aberta, onde as pessoas têm acesso a informações sobre as atividades do setor público".
Temos visto sempre que o Brasil tá fazendo bonito lá fora. O mundo inteiro aponta os esforços do nosso governo para crescer, distribuir renda e manter o foco na sustentabilidade ambiental. A análise do relatório Histórias de sucesso no âmbito do desmatamento, da Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Preocupados), também aponta no mesmo caminho. Para eles, o Brasil é a nação que obteve os maiores índices de redução do desmatamento e emissões de CO² no mundo, tornando-se exemplo no que se refere a ações relacionadas ao Meio Ambiente.
http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/relatorio-noruegues-mostra-que-brasil-teve-sucesso-no-combate-ao-desmatamento-na
Nenhum comentário:
Postar um comentário