Avós da Plaza de Mayo anunciam recuperação da neta 110
Da Télam
As avós da Plaza de Mayo localizaram a 110ª criança tirada de seus pais durante a ditadura civil militar argentina. Trata-se da filha de Oscar Rómulo Gutiérrez e Liliana Isabel Acuña, sequestrados em 26 de agosto de 1976, quando a mãe estava grávida de cinco meses.
A jovem se apresentou no dia 31 de outubro do ano passado na sede das Avós com dúvidas sobre a sua identidade, e imediatamente foi recebida pela Equipe de Apresentação Espontânea do organismo, que derivou o caso para a Comissão Nacional pelo Direito da Identidade (Conadi), onde foi realizada a extração de sangue.
O anúncio foi realizado na sede das Avós da Plaza Mayo pela presidenta da entidade, Estela de Carlotto, junto com o tio da neta recuperada, Ricardo Gutiérrez. Ele manifestou a vontade de conhecer sua sobrinha, e disse que o descobrimento das Avós da Plaza de Mayo “não é um acontecimento individual; é um acontecimento social, porque faz a gente melhorar como sociedade”.
Os resultados que confirmaram a identidade foram realizados pelo Banco Nacional de Dados Genéticos, informando finalmente tratar-se da filha da Liliana e o Oscar, segundo contou Carlotto.
As Avós da Plaza de Mayo são uma organização que pretende localizar e restituir todas as crianças sequestradas ou desaparecidas pela ditadura militar argentina (1976-1983) às suas legítimas famíias, além de criar as condições para prevenir este crime e obter o punição para todos os responsáveis.
http://www.sul21.com.br/jornal/avos-da-plaza-de-mayo-anunciam-recuperacao-da-neta-110/
Nenhum comentário:
Postar um comentário