Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.2.14

TVE » Crescimento de partidos de extrema-direita pelo mundo em destaque no Mobiliza Internacional desta terça-feira


O mundo observa uma tendência que ganha destaque na análise política internacional: o rápido crescimento de partidos políticos de extrema-direita, em especial na Europa.

Projeções apontam que essas agremiações podem conquistar até 10% das 751 cadeiras do parlamento europeu, a ser eleito em maio próximo. A ultradireita se apresenta com mais força em nações tradicionais da geopolítica internacional, como França e Inglaterra.

Com a crise econômica vivida desde 2008, e sem alternativa viável por parte dos partidos de esquerda, parte da população do velho continente tem apoiado os ideais extremistas. Além da crítica às instituições políticas, o discurso conservador se baseia na nostalgia por um passado glorioso e no ódio com povos que não são de origem europeia.

Em situações de conflitos recentes, como as acompanhadas na Ucrânia, leste da Europa, a extrema-direita está por trás das situações de maior violência. Tal tendência política também está ganhando força em outros países, como na Venezuela, e até mesmo no Brasil.

Os confrontos entre as forças políticas ucranianas e manifestantes, impulsionados por grupos paramilitares de extrema-direita, têm resultado em dezenas de mortos, em números não vistas desde a antiga União Soviética. Já na América Latina, grupos de extrema-direita também estão a frente dos protestos e manifestações violentas contra o governo socialista de Nicolás Maduro.

Para analisar esse tema, o Mobiliza Internacional desta terça-feira, 25 de fevereiro, às 23h30, recebe Nilo Piana de Castro, doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Cláudio César Dutra de Souza, mestre em Sociologia e professor visitante da Unisinos; e Aloísio Ruscheinsky, sociólogo e professor de pós-graduação em Ciências Sociais também da Unisinos.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.


http://www.tve.com.br/2014/02/crescimento-de-partidos-de-extrema-direita-pelo-mundo-em-destaque-no-mobiliza-internacional-desta-terca-feira/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz