O mundo observa uma tendência que ganha destaque na análise política internacional: o rápido crescimento de partidos políticos de extrema-direita, em especial na Europa.
Projeções apontam que essas agremiações podem conquistar até 10% das 751 cadeiras do parlamento europeu, a ser eleito em maio próximo. A ultradireita se apresenta com mais força em nações tradicionais da geopolítica internacional, como França e Inglaterra.
Com a crise econômica vivida desde 2008, e sem alternativa viável por parte dos partidos de esquerda, parte da população do velho continente tem apoiado os ideais extremistas. Além da crítica às instituições políticas, o discurso conservador se baseia na nostalgia por um passado glorioso e no ódio com povos que não são de origem europeia.
Em situações de conflitos recentes, como as acompanhadas na Ucrânia, leste da Europa, a extrema-direita está por trás das situações de maior violência. Tal tendência política também está ganhando força em outros países, como na Venezuela, e até mesmo no Brasil.
Os confrontos entre as forças políticas ucranianas e manifestantes, impulsionados por grupos paramilitares de extrema-direita, têm resultado em dezenas de mortos, em números não vistas desde a antiga União Soviética. Já na América Latina, grupos de extrema-direita também estão a frente dos protestos e manifestações violentas contra o governo socialista de Nicolás Maduro.
Para analisar esse tema, o Mobiliza Internacional desta terça-feira, 25 de fevereiro, às 23h30, recebe Nilo Piana de Castro, doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Cláudio César Dutra de Souza, mestre em Sociologia e professor visitante da Unisinos; e Aloísio Ruscheinsky, sociólogo e professor de pós-graduação em Ciências Sociais também da Unisinos.
O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.
http://www.tve.com.br/2014/02/crescimento-de-partidos-de-extrema-direita-pelo-mundo-em-destaque-no-mobiliza-internacional-desta-terca-feira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário