Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

15.8.16

piadinha antiga e outros...

"Aos que têm 50 anos ou menos, pensavam em se aposentar e apoiaram o golpe, uma piadinha antiga talvez os ajude a entender onde se meteram.
O presidente de um país distante determinou que os motoristas, que não pagassem um imposto altíssimo, deveriam engolir metade da carga que transportavam.
No dia seguinte, um homem, que trazia uma dúzia de limões, foi obrigado a parar o veículo e enfiar goela abaixo seis deles. A cada limão engolido, ele caía na gargalhada. Intrigado, o guarda lhe perguntou do que ria, apesar do sofrimento.
O sujeito não se conteve.
-É que estou pensando em um amigo meu que vai passar por aqui com dois quilos de melancia.
A panela era de vocês. A melancia também. Não reclamem."
Gilson Caroni Filho, 15 de agosto


"Não vejo ninguém dar um carrinho, ficar bravo. Chegar, gritar, xingar, cuspir no cara"- Ronaldo, na TV Globo, após o jogo Brasil e Iraque. Se fosse comentário isolado de um notório cafajeste já seria sério. Mas não. Esta é a mentalidade dominante no país, tanto nas práticas esportivas quanto nas ações políticas. Duas coisas eu queria saber:
1) Isso é dito numa emissora que opera sob regime de concessão pública. E ninguém cobra nada?
2) Joguei muita pelada na infância e na juventude. Cusparada na cara era impensável.Quem cuspisse, levava porrada. Hoje é aceitável?
Há muito não posto nada sobre o golpe. Pra quê? Os sensatos não precisam. Os fascistas se divertem. Vejo postagens otimistas associando as vitórias no judô e no futebol feminino ao empoderamento das mulheres. Não se iludam. Este país nunca foi tão misógino, racista, xenófobo, homofóbico e conservador. Ainda vem muita cusparada por aí.Para acabar com direitos sociais o que não falta é saliva."

Gilson Caroni Filho, 10 de agosto


"Claro que torcerei por atletas que se sacrificam o ano inteiro, sem qualquer tipo de apoio de federação, sem qualquer estrutura decente. Mas não me peçam para celebrar os jogos olímpicos. Além do evento ter se tornado propriedade do monopólio midiático, não me sinto em condições de comemorar nada no ano em que sofremos um golpe. Tenho lido por aqui que deveríamos nos unir em torno do esporte, em prol do Rio de Janeiro. Pena que as mesmas pessoas que escrevem isso não tenham se unido para manter acesa a pira da democracia."
Gilson Caroni Filho, 2 de agosto



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz