Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.8.16

"mensagem ao Senado e ao povo brasileiro"

Política

Crise

"Darei apoio irrestrito à convocação de um plebiscito", diz Dilma

A dias de seu julgamento, presidenta afastada lê carta em que defende consulta popular sobre eleições antecipadas e reforma política
por Redação — publicado 16/08/2016 16h49
Roberto Stuckert Filho / PR
Dilma Rousseff

Dilma Rousseff confirmou a possibilidade de antecipar as eleições caso retorne ao cargo

presidenta afastada Dilma Rousseff convocou a imprensa e leu, nesta terça-feira 16, no Palácio do Alvorada, uma carta que chamou de "mensagem ao Senado e ao povo brasileiro". No discurso, ela propôs um pacto pela convocação de um plebiscito para que a população brasileira decida se deve haver ou não novas eleições presidenciais.

"Estou convencida da necessidade e darei apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral."

Ao se comprometer com o plebiscito, Dilma pediu que o Senado não cometa "a injustiça" de a condenar por um crime que não cometeu. "A essa altura, todos sabem que não cometi crime de responsabilidade, que não há razão legal para esse processo de impeachment, pois não há crime", disse.

No documento, Dilma fez críticas às oposições, que atuaram para inviabilizar seu mandato, segundo ela. "Medidas, ações e reformas necessárias para o País enfrentar a grave crise econômica foram bloqueadas e as chamadas pautas-bomba foram impostas sob a lógica irresponsável do 'quanto pior, melhor'", afirmou. "Houve um esforço obsessivo para desgastar o governo, pouco importando os resultados danosos impostos à população", disse.

"Se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, teríamos um golpe de Estado", afirmou a presidenta afastada. "O que peço aos senadores e senadoras é que não se faça a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente".

A carta da presidenta afastada foi divulgada com o objetivo de fazer um último apelo ao Congresso, antes de seu julgamento, marcado para começar no dia 25 deste mês. 

Abaixo, a íntegra da mensagem de Dilma Rousseff: 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz