Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

2.11.14

Procurador é processado...

Procurador que engavetou investigação de corrupção tucana é processado

O corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Alessandro Tramujas Assad, determinou abertura de processo administrativo disciplinar contra o procurador da República Rodrigo de Grandis. A abertura do processo visa investigar os indícios de que Grandis descumpriu dever legal de sua função ao deixar parado pedido de investigação da Suíça relativo ao caso Alstom.

Em outubro de 2013, o jornal Folha de S.Paulo informou que procuradores da Suíça "se cansaram de esperar pela cooperação de Grandis" por quase três anos e arquivaram as investigações sobre acusados de distribuir propina da multinacional francesa Alstom para servidores e políticos do PSDB, especialmente da estatal CPTM, entre os anos de 1999 e 2003.

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, o despacho do corregedor do CNMP indica "violação, em tese", dos deveres de "cumprir os prazos processuais", "desempenhar com zelo e probidade as suas funções" e "adotar as providências cabíveis em face das irregularidades de que tiver conhecimento ou que ocorrerem nos serviços a seu cargo".

De acordo com o portal 247, "em 2011, o Ministério da Justiça, chefiado por José Eduardo Cardozo, também cobrou, em pelo menos três ofícios, que De Grandis respondesse à solicitação sobre a investigação que envolve pagamento de propina da multinacional francesa e outras empresas a políticos do PSDB".

Na versão de Grandis, "o gabinete dele" cometeu uma "falha administrativa" que levou o pedido da Suíça a ser arquivado numa pasta errada e, assim, ficar parado. Em outras palavras, podemos dizer que a tal falha administrativa garantiu o engavetamento da acusação contra membros do PSDB.

O CNMP é o órgão de controle externo do Ministério Público. De acordo com despacho do órgão, ao final do caso, Grandis pode receber a pena de censura. A Folha informa que, em ordem de gravidade, as penas aplicáveis aos promotores e procuradores brasileiros são de advertência, censura, suspensão, demissão e cassação de aposentadoria.

http://mudamais.com/ruas-e-redes/procurador-que-engavetou-investigacao-de-corrupcao-tucana-e-processado

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz