Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.6.13

Jacob Gorender morre aos 90 anos | Brasil de Fato

Jacob Gorender morre aos 90 anos

Sua vida foi marcada por estudo, lutas políticas e uma vasta produção acadêmica. Em seus diversos livros, artigos e ensaios, Gorender apresentou ideias até então inéditas sobre o Brasil e sua formação socioeconômica

 

11/06/2013

 

da Redação

 

Jacob Gorender, um dos mais respeitados intelectuais da esquerda brasileira, faleceu nesta terça-feira (11), aos 90 anos. Sua vida foi marcada por estudo, lutas políticas e uma vasta produção acadêmica. Em seus diversos livros, artigos e ensaios, ele apresentou ideias até então inéditas sobre o Brasil e sua formação socioeconômica.

Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamentou a morte de Jacob Gorender e destacou que ele sempre foi “um lutador do povo e intelectual comprometido com a classe trabalhadora e com a soberania do Brasil”. “Gorender lutou contra a ditadura militar, foi preso e torturado. Estudou profundamente a realidade brasileira, buscando compreender o passado colonial, reconstituir a memória da resistência à ditadura e analisar as experiências socialistas no século 20”, disse o MST em nota.

O movimento lembrou que Gorender foi um defensor da Reforma Agrária, amigo do MST e participou da inauguração da Escola Nacional Florestal Fernandes (ENFF), em janeiro de 2005. “O MST lamenta a perda de Gorender e rende homenagens à sua trajetória de luta e compromisso com as mudanças estruturais no Brasil”, diz.

Em fevereiro deste ano, o Brasil de Fato publicou matéria em homenagem a Jacob Gorender, descrevendo sua vida e trajetória. Clique abaixo e releia a reportagem:

Gorender, 90 anos entre livros e lutas

 

Foto: Lincoln Secco/Boitempo


http://www.brasildefato.com.br/node/13197


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz