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"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.2.14

Beth Carvalho: "São Paulo tem um movimento belíssimo de samba" | Brasil de Fato

Beth Carvalho: "São Paulo tem um movimento belíssimo de samba"

Washington Possato

São Paulo é um lugar de samba, com uma quantidade imensa de rodas por todos os cantos. O compositor Vinícius de Morais foi infeliz ao dizer que a cidade era o túmulo do samba. Essa opinião é de ninguém menos que a madrinha do samba, Beth Carvalho, uma das figuras mais importantes da música brasileira.

03/02/2014

Por Mariana Desidério

Nesta entrevista ao Brasil de Fato SP, Beth afirma que está preocupada com o Carnaval, a festa mais popular do Brasil. Cada vez mais, o povo troca as arquibancadas caras dos sambódromos pela folia de graça no meio da rua. “Com os preços que estão sendo cobrados, não tem mais condição do povo assistir os desfiles”, afirma.

Você teve um problema problema grave na coluna e ficou internada durante um tempo. Como está a sua saúde?

Minha saúde está ótima. Já estou em casa tem um tempo, desde setembro. Às vezes, tenho um pouco de dor. Eles dizem que é normal, porque quando você opera a coluna dificilmente não tem alguns traumas nos nervos.

Seu último CD foi lançado em 2011. Tem algum projeto novo?

Tem! Vou gravar agora um DVD em março. Vai ser uma mistura de músicas novas, com músicas de sucesso e talvez alguma participação.

O Carnaval está chegando. Você vai desfilar?

Tive os problemas de saúde, na coluna, então é melhor não abusar. Vou ficar em casa ou vou lá no sambódromo, no camarote. Assim, se eu sentir qualquer dor ou incômodo, eu posso me retirar.

No ano passado você também não desfilou. Sente falta?

Sinto. Eu adoro. Acho desfile de escola a coisa mais linda do mundo. Eu sou Mangueira, mas adoro ver todas as escolas. O Carnaval é a festa do povo, mas não está sendo mais. Eu fico indignada com isso.

Por quê?

Com os preços e os valores que estão sendo cobrados, não tem mais condição do povo assistir os desfiles. Ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro tem uma alternativa muito boa: se criou uma série de blocos de rua.

Por que é importante tem um Carnaval de rua forte?

O Carnaval é uma festa popular, importante no Brasil inteiro, musical e poeticamente. As crianças podem brincar, senhores de idade podem participar. Todo mundo está na mesma festa. É muito alegre e muito agradável para todo mundo. Por isso, acho muito bom ter essa manifestação popular. Eu fiz parte do primeiro bloco que fez essa manifestação, o Bloco do Barbas, no Botafogo. Barbas é por causa do Nelsinho, filho do Nelson Rodrigues, que tinha um bar. Depois se resolveu fazer um bloco. Acabou sendo o primeiro bloco.

O Carnaval é uma festa machista?

É a mídia que mais utiliza a nudez das mulheres. E isso acaba ofuscando o que é mais importante no Carnaval, que são as culturas da comunidade, a porta-bandeira, mestre-sala... As madrinhas de bateria, por exemplo, estão deixando de ser pessoas da escola de samba. São cada vez mais pessoas de fora. Mas é claro que não tenho nada contra de gente de fora desfilar. Quando eu comecei, eu era uma menina nova, da zona sul, e praticamente de fora também. Comecei a desfilar no início da década de 1970.

Você era da zona sul, mas já com o povo...

Eu acho que sou a única que veio da zona sul e teve essa trajetória toda. Talvez a Nara Leão tenha uma história, não parecida com a minha, mas importante. Ela foi uma pessoa da zona sul que divulgou compositores com Zé Keti, Nelson Cavaquinho e Cartola. Ela foi a primeira a fazer a isso.

Você tem um disco em que grava só sambas de São Paulo. Qual a importância do samba paulista?

Todos os sambas, de todos os lugares, são importantes pra mim. No momento em que Minas Gerais produz samba, eu vou dar moral pra Minas. Os três lugares que mais fazem samba são Rio de Janeiro, em primeiro lugar, São Paulo e depois Minas. Resolvi fazer um álbum com sambas de São Paulo por duas razões, primeiro por ser um dos lugares que mais fazem samba, e segundo para tirar o trauma deles. Depois da frase que dizem que o Vinicius de Morais falou, de que São Paulo era o túmulo do samba, isso virou um trauma. Ele pode até ter dito de outro jeito. Foi uma frase infeliz.

Esse “trauma” continua, na sua opinião?

Eu diminuí muito isso. Depois que eu gravei esse disco, São Paulo virou um lugar de samba. Samba mesmo. É uma coisa a quantidade de bares que tocam samba, de locais no subúrbio que têm samba. Tem em São Mateus, por exemplo, na zona leste. A zona oeste de São Paulo também tem lugares imensos com samba. Estou falando porque conheço. Na zona sul foi criado o Samba da Vela [que ocorre em Santo Amaro]. É um movimento belíssimo de compositores com músicas inéditas.

O samba de São Paulo é diferente do feito no Rio?

É diferente. A explicação que eu tive, de pessoas mais entendidas, é que dizem que os negros de São Paulo eram mais da lavoura. O samba era mais tristonho, mais lento. É diferente do morro no Rio, que, queira ou não queira, dá uma malemolência. Você sobe o morro rebolando. Mas o Rio inspirou o samba por todo Brasil.

O que você acha de sediarmos a Copa?

É maravilhoso. Aqui é o país do futebol, sim. Eu coloco o samba de novo na história. É o melhor futebol do mundo? É! Sabe por quê? Por causa do samba. Os jogadores têm a malemolência e aquela ginga que nenhum jogador do mundo inteiro tem. Nem o Messi tem. Eles não têm esse jogo de cintura, que tem o Neymar, que têm os jogadores brasileiros. Essa ginga vem do samba.

E as críticas em relação aos gastos para a Copa?

Tem as críticas. Mas tem mentiras em relação a isso. Não é bem assim. A gente vai lucrar muito, para começo de conversa. Tem coisa que foi empréstimo e que vai ser pago depois. Já era pra ser sede da Copa há muito tempo. Tem gente que quer falar mal da Dilma e fica com essa conversa fiada. O brasileiro adora futebol, está feliz da vida. Não tem discussão. Se fizerem uma enquete, vão ver que o povo está a favor.

Você sempre esteve próxima da política. Por quê?

Sempre tive posições políticas próprias. Antes de ser cantora, eu sou cidadã. Eu tenho que participar da política do meu país. Eu voto, participo e tenho que dar minhas opiniões.

Como você avalia o governo Dilma?

Vejo com ótimos olhos. A Dilma é maravilhosa. É uma mulher que tem uma história política como poucos. Poucos presidentes tiveram uma história como a dela. O Lula tem uma trajetória forte, mas nem ele passou pelo que a Dilma passou em termos de tortura, por exemplo.

Ela participou de grupos de esquerda durante a ditadura.

E ela veio do grupo do Brizola, do PDT, que eu acho uma coisa importantíssima. O maior político desse país foi Leonel Brizola. Em segundo vem o Vargas, depois Lula e Dilma.

O samba também tem um elemento revolucionário?

Na minha visão e de outros compositores, tem. Por exemplo, quando teve o Plano Cruzado. O Almir Guineto e o Adalta Magalha fizeram o samba “Corda no Pescoço”, que eu gravei. “E o povo como está?/ Tá com a corda no pescoço / É o dito popular / Deixa a carne e rói o osso.” Essa música é um protesto. Mas de uma maneira jocosa, brincalhona. Às vezes o público não percebe totalmente.

Você sempre defendeu o socialismo, não?

Sim. Eu não sou alienada. Tem gente que pensa que é socialista, mas não é. Se vem com essa conversa de criticar demais a Copa e aquilo outro, eu já desconfio. Eu converso com o povo.

Mas por que defende o socialismo? Tem gente que diz que é ultrapassado.

Ultrapassado é quem diz isso. Na verdade, assusta demais a muita gente que acha que comunista come criancinha, coisa que eu escuto desde criança. O que é capitalismo? É muito para poucos e pouco para muitos. O socialismo é o contrário: é muito para muitos. Eu tinha um pai maravilhoso que me ensinou o caminho das pedras. Meu pai sempre foi socialista. A vida inteira ensinou a minha irmã e a mim o caminho certo.

Ele foi cassado pela ditadura?

Ele era conferente da alfândega e foi cassado. Quando veio a ditadura, começaram a dedurar as ideias do meu pai. Foi ameaçado de prisão e teve de se esconder. Aí nós bolamos o seguinte: colocamos ele na casa de um parente extremamente reacionário, aí ninguém iria procurar ele lá. É a tal história. Parente é fogo. Parente é parente.

O que seu pai fazia exatamente?

Ele era conferente da alfândega, alto funcionário do Ministério da Fazenda, ganhava bem. Não éramos ricos, mas vivíamos bem. As coisas ficaram difíceis em casa [depois da ameaça de prisão]. Mas só por um tempo. Meu pai, sempre muito engraçado, espirituoso e tranquilo com suas ideias.



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Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz