Debate é cancelado por ausência de Alceu (PDT)
por O Caxiense | 12/09/2012 às 10:44
Assis (PCdoB), Possamai (PSOL), Daneluz (PT) e Corlatti (DEM) permaneceram na Câmara de Vereadores para painel promovido por Conselhos de Psicologia e Serviço Social, que se retiraram do plenário. Segundo Néspolo, presença de Feldmann (PMDB) foi vetada pelas entidades.
Duas horas, 6 blocos e perguntas sobre saúde, assistência social e educação. Assim deveria ter sido o debate entre os 5 candidatos à prefeitura nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores. O encontro foi uma iniciativa dos conselhos regionais de Psicologia e Assistência Social do Rio Grande do Sul. Entretanto, os integrantes das entidades promotoras se retiraram do debate. O motivo: a ausência de Alceu Barbosa Velho (PDT).
Ontem, às 19:30, um pouco antes do debate da TV Caxias (com a presença de todos candidatos), o Cpers enviou um e-mail a todos candidatos confirmando “que somente participarão do debate eleitoral os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Conforme convite previamente enviado aos comitês. Sem mais para o momento, e certos de sua disponibilidade, contamos com sua presença e participação.” O e-mail da organização foi encaminhado à imprensa pela assessoria de Possamai informando que os candidatos da oposição estavam se organizando para não participar do debate caso houvesse algum candidato a vice-prefeito em substituição, “mas não foi necessário“, dizia a mensagem se referindo ao alerta do Cpers.
Edson Néspolo, coordenador da campanha de Alceu Barbosa Velho (PDT) enviou uma nota de esclarecimento, onde explica que a participação do vice Antonio Feldmann (PMDB) para substituir o candidato a prefeito teria sido vetada (leia a íntegra abaixo da matéria).
Os outros 4 candidatos, Assis Melo (PC do B), Luis Fernando Possamais (PSol), Marcos Daneluz (PT) e Milton Corlatti (DEM) ficaram indignados com a ausência de Alceu. Conforme Claiton Stumpf, assessor de Daneluz, os assessores dos oposicionistas estão redigindo uma nota conjunta para repudiar o que classificam de “uma demonstração de que eles (os conselhos) estão a serviço do Alceu”.
Para Assis Melo (PC do B), o debate e os esclarecimentos de propostas para o segmento da psicologia e da assitência social foram prejudicados.
“Em 4 debates de conselhos ele não veio em nenhum, ele que gosta tanto da Câmara. Só veio no do Sindiserv. Ele é um candidato que já se acha eleito, o povo tem que ver isso”, avalia o candidato.
“Disseram que ele mandou uma nota (sobre a ausência), mas eu não vi a nota. Não sei qual os motivos (do cancelamento), se tem alguma vinculação política. As versões são várias. Para mim, politica é coisa séria. Infelizmente, tem politico que não faz política séria”, concluiu Assis.
Possamai também classificou a situação como constrangedora.
“Foi inesperada para nós. É uma afronta à democracia e à inteligência das pessoas. Um desrespeito do candidato do continuismo, de não comparecer a um local onde teria, onde deveria dar explicações, fazendo jus à responsabilidade de candidato, especialmente representando o atual projeto. Nos indignamos, achamos um desrrespeito para com os candidatos que compareceram. Para nós isso é mais um capítulo da macarronada política indecente que nós estamos denunciando desde o início da campanha”, disse.
Para Daneluz, “é uma irresponsabilidade de Alceu, que não comparece ao 4° debate consecutivo”.
“A postura do Alceu contraria a democracia e a história política de Caxias. Do alto da sua soberda e da sua arrogancia, ele fez os demais candidatos e a sociedade de bobos. Faço uma pergunta: alguém que não ouve conselhos, não participa de debates, não quer discutir, vai ouvir o povo para administrar?”, disse o petista.
Corlatti afirma ter ficado constrangido e magoado com a situação.
“Acreditamos que isso não faz parte da democracia. A falta de um candidato não deveria surtir esse efeito todo. É um fato muito arrogante isso que aconteceu na Câmara de Vereadores”, avaliou.
Assim como os outros 3 candidatos da oposição, Corlatti acredita que a pressão política pode ter influenciado na decisão de retirada dos conselhos.
“Certamente houve pressão política, porque estava tudo certo para o debate começar às 9:00 e de repente entra uma ação jurídica pedindo para os conselhos se retirarem para não sofrerem danos políticos. Essa é uma forma antiga de se fazer política, e nós lutamos por ética na política. Foi uma falta de ética e de comprometimento o que aconteceu”, disse.
O debate seria mediado por Gustavo Valente Ruivo (membro do Conselho de Psicologia, ex-presidente do Sindiserv de 2006 a 2009 e secretário geral da Federação dos Municipários do RS), que no seu perfil do Facebook postou convite para o debate dizendo: “Compareçam. A campanha tá começando a ferver”.
A presença de Alceu no debate constava na “agenda do candidato” desta quarta-feira enviada diariamente à imprensa.
O CAXIENSE tentou contato com os Conselhos e está aguardando o posicionamento oficial da candidatura de Alceu Barbosa Velho.
*por Carol de Barba e Paula Sperb.
http://ocaxiense.com.br/?p=87983
Nenhum comentário:
Postar um comentário