A coligação do Partido dos Trabalhadores (PT), Frente Popular, apresentou denúncia contra os candidatos da Caxias para Todos, Alceu Barbosa Velho (PDT) e Antonio Feldmann (PMDB) e contra o prefeito José Ivo Sartori (PMDB). A documentação foi protocolada na Justiça Eleitoral no final da tarde desta sexta-feira (28).
Na ação, a Frente Popular pede a cassação dos candidatos por condutas vedadas de abuso de poder político e de autoridade para o desvio da finalidade de funções dos órgãos públicos, com o intuito de beneficiar partidos políticos. Consta no processo, um áudio em anexo.
A gravação foi utilizada na propaganda eleitoral da Frente Popular na noite desta sexta (28). O programa televisivo conta com depoimentos de dois ex-integrantes da base do governo. O vereador Renato Nunes (PRB) e o presidente do PTC, Koiti Tamura.
O áudio é de uma reunião em que estavam presentes o prefeito José Ivo Sartori, o coordenador da campanha de Alceu, Edson Néspolo, e representantes de outros partidos. No áudio, Alceu Barbosa Velho (PDT) oferece Cargos em Comissão (CC) a partidários, que hoje integram a coligação Caxias para Todos.
A oferta do Cargo padrão 8, equivalente a R$ 8 mil, é feita em troca de apoio dos partidos para fortalecer a base. A reunião teria ocorrido na casa de Alceu, meses antes de se iniciar o período de convenções.
De acordo com a advogada do setor jurídico da Frente Popular, Verusca Preste, fica clara a proposta de Alceu.
Na mesma representação constam ainda outras duas questões. Imagens utilizadas atualmente na campanha de Alceu seriam as mesmas de programas institucionais da prefeitura.
Além disso, constam informações de que um caso em que o professor de uma escola municipal parou a aula por solicitação da Secretaria da Educação (SMED) para que se realizassem gravações para programas da administração. A caracterização das atitudes pode ser enquadrada em abuso político por uso de material público.
Departamento de Jornalismo
Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=KPpBLYDwxlA&feature=player_embedded
Nenhum comentário:
Postar um comentário