Marrocos quer construir cinco parques solares até 2020
EBC - Agência Lusa 11.09.2012 - 20h11 | Atualizado em 11.09.2012 - 20h17Central de Ouarzazate deve estar feita até 2015 e terá uma capacidade de 500 megawatts (Albert Vilchez / Creative Commons)
Marrakech - Marrocos (Agência Lusa) – A afirmação foi feita nesta terça-feira (11) pelo vice-ministro da Energia, que está confiante em obter o financiamento, que pode chegar a nove bilhões de dólares.
“O nosso objetivo é termos 42 % da nossa produção energética proveniente de fontes renováveis de energia até 2020, dos quais 14 % de energia solar”, disse Mohammed Zniber por ocasião de uma conferência internacional sobre energia solar, em Marrakech.
“Estamos certos que existe um grande número de investidores interessados e encontraremos os financiamentos para os projetos. Estamos muito confiantes”, afirmou. O plano aponta para uma produção total de dois mil megawatts em 2020. Hoje, Marrocos só tem um complexo híbrido, – solar e gás – em Ain Beni Mathar, no Nordeste.
Como ponto de partida para o seu projeto, o país iniciou no fim da primavera a construção do primeiro parque, em Ouarzazate, no sul, cuja central constituirá a maior instalação termo-solar do mundo. Essa central deve estar feita até 2015 e terá uma capacidade de 500 megawatts.
Além do sol, Marrocos aposta também na energia eólica, devido à disponibilidade de vento.
Ao contrário dos vizinhos, o país não dispõe de reservas significativas de hidrocarbonetos e gasta anualmente vários bilhões de dólares na importação de petróleo e depende da Espanha, quando ocorrem picos de consumo de eletricidade.
Presente em Marrakech, o diretor do ramo das energias renováveis na Agência Internacional de Energia (AIE), Paolo Frankl, qualificou Marrocos de exemplo a seguir.
Realizada sob a égide da AIE, a conferência “Solar Paces” reuniu hoje mais de mil participantes, entre pesquisadores, engenheiros, responsáveis políticos e investidores de 40 nacionalidades.
- Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário