Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.9.10

abaixo-assinado até dezembro

Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra:

abaixo-assinado vai até dezembro


O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, que, do dia 1º a 12 de setembro, consultou a população sobre a necessidade de se limitar o tamanho das propriedades de terra no Brasil, terá seu resultado conhecido nos dias 18 e 19 de outubro.

Quem se dirigiu aos postos de votação do plebiscito também pôde aderir ao abaixo-assinado da Campanha, cujo objetivo é coletar assinaturas para impulsionar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional. A intenção da PEC é acrescentar um novo inciso ao artigo 186 da Constituição Brasileira que se refere ao cumprimento da função social da terra.

O documento poderá ser assinado até o final deste ano. Os interessados podem realizar a assinatura online, por meio do site http://www.limitedaterra.org.br/, no banner 'Abaixo-Assinado pelo Limite da Propriedade de Terra'.

De acordo com Gilberto Portes de Oliveira, coordenador do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), a boa repercussão do Plebiscito e o fato de a sociedade estar pautada sobre o assunto se deram em virtude de importantes atividades, como o Grito dos Excluídos.

Gilberto avaliou positivamente as ações que foram realizadas junto à população brasileira desde o início deste ano, que permitiram levar mais esclarecimentos sobre a necessidade de se estabelecer um limite máximo à propriedade da terra. "Estamos conseguindo retomar o debate sobre a reforma agrária. Recebemos assinaturas para o abaixo-assinado pelo correio e fax. Muitas dessas assinaturas vêm com pedidos de que as ações sejam concretizadas e levadas para frente. Queremos materializar este apoio da sociedade e aumentar a pressão popular e sistemática. Agora sabemos que podemos contar com a sociedade e com todos que ajudaram na organização dos comitês e do Grito dos Excluídos", acrescentou.

O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra é uma iniciativa das 54 entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, da Assembléia Popular (AP) e do Grito dos Excluídos. As Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) também estão engajadas e oferecem apoio oficial.

Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=50809

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz