Jorge Seadi
O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou no Supremo Tribunal Federal com ação contra a lei que exige o título de eleitor e mais um documento com foto para que o eleitor possa votar no dia 3 de outubro.
O partido teme que a exigência aumente a abstenção na próxima eleição. Até a eleição passada era exigido um único documento do eleitor, o título eleitoral ou um documento com foto. A partir de agora, para votar, o eleitor terá obrigatoriamente que apresentar o título de eleitor e um documento com foto que pode ser a carteira de identidade, a carteira de motorista ou um documento funcional.
Na próxima quinta-feira (30/09) termina o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral prorrogou o prazo por mais uma semana a pedido do corregedor Aldir Passarinho Jr. Apesar da prorrogação, só poderá solicitar a segunda via aqueles eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio.
Os cartórios não cobram taxa para a emissão da segunda via, e o título fica pronto na hora.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, o primeiro domingo do mês. Se houver segundo turno para as majoritárias, será realizada no último domingo de outubro, dia 31.
Segundo a Justiça Eleitoral, o Brasil tem 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para os brasileiros entre 18 e 70 anos. Para os analfabetos o voto é facultativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário