pergunta:
"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"
Emir Sader
Seminário na Assembléia Legislativa(RS) debate a Economia Popular Solidária
by luciouberdan on 28/04/2010
Acontece durante toda esta quarta-feira (28), no Teatro Dante Barone da Assembleia, o Seminário Economia Popular Solidária. O objetivo do encontro é discutir e viabilizar ações de economia solidária como alternativa ao modelo hegemônico globalizante.
O evento é uma parceria da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos CCDH), presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), Cáritas Brasileira (Regional RS), Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Associação do Voluntário e da Solidariedade (Avesol) e Fundação Luterana de Diaconia.
Na abertura do encontro, Marcon defendeu a Economia Popular e Solidária (EPS) como forma de interferir nos rumos da macroeconomia, não apenas como coadjuvante. "Na EPS a produção é resultado de uma ação solidária, de cooperação e autogestão, nas relações fraternas, democráticas e igualitárias entre as pessoas", frisou.
O secretário-executivo do Conic, pastor luterano Ervino Schmid, destacou que o seminário está inserido no processo desencadeado pela Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 que tem como lema "Economia e Vida". Ele salientou que nas campanhas ecumênicas anteriores houve uma grande preocupação com a paz e a vida digna, temas que se renovam quando se fala de economia e vida. "Não há paz quando o interesse econômico sacrifica pessoas e cria desigualdades inaceitáveis", sublinhou.
Cláudio Nascimento, da equipe pedagógica nacional da Rede de Educação Cidadã, ligada ao gabinete da Presidência da República, e painelista do seminário, defende a implementação de políticas públicas voltadas à economia popular e solidária que perpassem todas as instâncias de poder.
Já a deputada Marisa Formolo (PT) defendeu políticas públicas voltadas a grupos e comunidades que exerçam atividades de economia popular e solidária. A parlamentar pediu que os governos facilitem acesso a crédito e desoneração fiscal para comunidades e grupos que trabalhem e produzam de forma solidária.
O evento segue à tarde, com apresentação de experiências e práticas e com mostra de produtos da economia popular solidária.
Fonte: AL/RS – Luiz Osellame – MTB 9500 | Agência de Notícias 12:07 – 28/04/2010 Edição: Letícia Rodrigues – MTB 9373 Foto: Marco Couto / Ag. AL
http://www.brasilautogestionario.org/2010/04/28/seminario-na-assembleia-debate-a-economia-popular-solidaria/#more-12055
Cancion con todos
Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.
Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.
Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz
Nenhum comentário:
Postar um comentário