Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

27.9.17

A França diz não ao glifosato: proibição sai até 2022

A França diz não ao glifosato: proibição sai até 2022



27 Setembro 2017

A França diz basta ao glifosato. O primeiro-ministro Edouard Philippe decidiu que o herbicida será completamente "proibido na França" até "o fim do mandato" do Presidente Emmanuel Macron, ou seja, 2022. A proibição irá abranger todos os tipos de uso, incluindo a agricultura, anunciou hoje o porta-voz do governo, Christophe Castaner, entrevistado pela BFM-TV. Apesar da hostilidade de numerosos agricultores transalpinos, Paris decidiu se opor à renovação pela União Europeia da licença EU para o glifosato, que expira no final de 2017. Em 5 de outubro, Bruxelas vai se pronunciar sobre a prorrogação.

A informação é publicada por Repubblica, 25-09-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.

O glifosato é o princípio ativo de Roundup, o herbicida mais vendido e fabricado pela multinacional Monsanto. Apesar da proposta da Comissão Europeia para estender por mais 10 anos a licença comercial do produto, a França se opõe e promete fechar o comércio de glifosato e outros produtos similares que, recordou Christophe Castaner, representam "um risco para a saúde pública". Para alcançar esse resultado, serão investidos 5 bilhões de euros para o desenvolvimento de produtos alternativos.

Quanto aos usos não agrícolas, o glifosato em áreas abertas ao público "já foi proibido na França a partir de 1º. de janeiro de 2017" pelas autoridades locais, enquanto para o uso privado será proibido a partir de 1º janeiro de 2019. Até agora, além de França, apenas a Suécia se pronunciou contra o uso do herbicida.

http://www.ihu.unisinos.br/572092-a-franca-diz-nao-ao-glifosato-proibicao-sai-ate-2022



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz