Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.4.15

Bolívia será sede do Encontro de Movimentos Populares

Bolívia será sede do Encontro de Movimentos Populares

 
Em julho próximo, a Bolívia será sede do Encontro de Movimentos Populares, no qual estarão presentes representantes de todas as organizações sociais da América Latina.
 
O evento é organizado a partir do Vaticano e contará com a presença do Papa Francisco, informou o Pe. José Fuentes, secretário-geral adjunto da Conferência dos Bispos da Bolívia.
 
"Vem da Santa Sé, está sendo organizado um Encontro dos Movimentos Populares da América Latina que acontecerá paralelamente à visita (...). Por isso tem esse matiz importante: reunir os movimentos populares. Diz-se que o Santo Padre não gosta de chamá-los de 'movimentos sociais' que tem um matiz mais político, 'mas movimentos populares'", disse.
 
Para o Pe. Fuentes, a Bolívia é um país privilegiado porque levou a sério o processo de inclusão dos mais pobres, dos povos indígenas e, na conjuntura atual, o novo Estado Plurinacional está sendo visibilizado e reconhecido tanto no mundo inteiro como pelo Papa Francisco.
 
"Creio que aqui há um movimento social, um movimento popular, que pouco a pouco está tomando protagonismo, está sendo empoderado nas instâncias de Governo e isso deve chamar a atenção do Santo Padre. Por isso, a Santa Sé também escolheu a Bolívia para este encontro de movimentos populares de toda a América Latina", manifestou o Pe. Fuentes.
 
Afirmou também que o Papa Francisco terá encontros com outros setores: com bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e também se privilegiará algum grupo que o Santo Padre considerar especialmente importante, como presos, doentes ou pessoas deficientes.
 
Fonte: El País
Tradução: André Langer
Imagem: Divulgação



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz