Província argentina de Santa Fe restringe herbicida 2,4-D
13/04/15 - 15:21
Está proibido a aplicação do herbicida 2,4-D em sua forma gasosa (éster isobutílico) na província de Santa Fe – a terceira maior população da Argentina. Além disso, foi fortemente restrita sua utilização na formulação "sal dimetil amina", que só poderá ser aplicada por via aérea a mais de 6.000 metros do perímetro urbano e por via terrestre a mais de 1.000 metros dos centros populacionais.
A restrição, decretada pelo Ministério da Produção daquela província através da resolução 135/15, havia sido solicitada pelo "Centro de Proteção à Natureza" e pela ONG "Consciência Solidária" através de uma representação movida em junho de 2014. O 2,4-D é o segundo herbicida mais usado pela agricultura na Argentina.
Com a proibição, Santa Fe se une à lista de províncias argentinas que possuem restrições a esse agroquímico, entre elas Chaco, Santiago del Estero, Entre Ríos y Córdoba. A legislação determina que o objetivo é proteger "o perímetro urbano, assentamentos, escolas rurais, hortas, centros apícolas, rios, arroios, lagos, cursos e espelhos d'água, poços artesianos de consumo humano".
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems
Nenhum comentário:
Postar um comentário