Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.2.14

Daniel Dantas, dono do Grupo Opportunity - SATIAGRAHA

SATIAGRAHA

Deflagrada em julho de 2008, a Operação Satiagraha é um marco na investigação policial brasileira contra crimes de colarinho branco.

Comandada pelo delegado Protógenes Queiroz, a ação da Polícia Federal prendeu o banqueiro Daniel Dantas, dono do Grupo Opportunity, e desnudou o cipoal de relações espúrias que serviram de moldura ao processo de privatização das teles, nos governos FHC.

Mostrou, ainda, como Dantas mantinha - e ainda mantém - controle sobre parcelas do Poder Judiciário, a ponto de ter conseguido dois habeas corpus, em menos de 48 horas, da lavra do ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF.

Mais tarde, Dantas, já condenado a 10 anos de cadeia por subornar agentes federais (em ação controlada pela Justiça), conseguiu, simplesmente, ANULAR a Operação Satiagraha no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O caso voltou ao STF, graças a um recurso do Ministério Público, que poderá ratificar ou não a posição esdrúxula e suspeita do STJ.

Hoje à noite, Protógenes Queiroz, deputado federal pelo PCdoB de São Paulo, vai lançar o livro "Operação Satiagraha", no qual conta os bastidores da operação e a consequente perseguição sofrida por ele, dentro do governo e na PF, por ter mexido com Daniel Dantas, o dono do Brasil.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz