Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

3.10.13

Documentário Carne, Osso ganha prêmio Vladimir Herzog - Blog da Redação Repórter Brasil

Documentário Carne, Osso ganha prêmio Vladimir Herzog

O documentário Carne, Osso, produzido pela Repórter Brasil, foi o vencedor da categoria Documentário de TV da 35ª Edição do Prêmio Vladimir Herzog. O trabalho foi um dos selecionados pela comissão organizadora em sessão realizada nesta terça-feira, 1º de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo. Disponível na íntegra no site do canal de televisão por assinatura Globo News, onde foi exibido em maio deste ano, a produção retrata o duro cotidiano dos trabalhadores nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos, que estão expostos constantemente a facas, serras e outros instrumentos cortantes; realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças; pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção; jornadas exaustivas até mesmo aos sábados; ambiente asfixiante e frio.

Documentário alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam o duro cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos. Imagem: reprodução

Os diretores Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros foram informados da premiação nesta terça-feira, dia 2. “Sinto o maior orgulho de ter feito um trabalho que contribuiu para tornar público estes problemas e também ajudou a pressionar empresas e o Governo a aceitar um pleito antigo dos trabalhadores do setor, que a Norma Regulatória 36″, afirmou Carlos Juliano Barros, referindo-se a norma que regulamenta trabalho em frigoríficos e abatedouros. “Espero que o avanço para melhorar as condições de trabalho seja real”, completo.

O vídeo é resultado do trabalho de dois anos da equipe da ONG Repórter Brasil, que percorreu diversos pontos nas regiões Sul e Centro-Oeste à procura de histórias de vida que pudessem ilustrar esses problemas. O filme alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com a devida seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público. A produção é uma das iniciativas da organização voltadas para chamar atenção para problemas graves no setor, entre as quais estão também o especial Moendo Gente e o caderno temático de mesmo nome  desenvolvido pelo programa de educação da organização, o “Escravo, Nem Pensar!”.

Além do Carne, Osso, também foram premiados outros oito trabalhos. Confira abaixo a lista completa dos vencedores (clique aqui para ver a relação completa, incluindo menções honrosas):

Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos) - Vencedor: Comissão da Verdade – Angeli (Jornal Folha de S. Paulo)
Documentário de TV - Vencedor: Carne, Osso: o trabalho em frigoríficos – Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros e equipe Repórter Brasil (exibido na GloboNews)
Especial ­‐ “Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação” Vencedores: ‐ Jornalistas assassinados no Vale do Aço – Mateus Parreiras de Freitas e equipe (Jornal Estado de Minas); ‐ Existe terror em SP: o dia em que PMs atiraram ante aplausos e pedidos de não violência – Janaina de Oliveira Garcia (Portal UOL)
Fotografia -Vencedor: Depósito Humano – Jefferson Botega (Jornal Zero Hora)
Jornal - Vencedor: Os Suruí e a Guerrilha do Araguaia – Ismael Soares Machado e equipe (Jornal Diário do Pará)
Internet - Vencedor: Pelo menos um – Julliana de Melo Correia de Sá e Ciara Núbia de Carvalho Alves (Portal NE10)
Reportagem de TV - Vencedor: Adoção irregular – José Raimundo e equipe (TV Globo)
Rádio - Vencedor: Voz Guarani-­‐Kaiowá – Marilu Cabanãs e equipe (Rádio Brasil Atual)
Revista -Vencedor: O primeiro voo do condor – Wagner William (Revista Brasileiros)

Leia mais sobre outros prêmios ganhos pelo documentário Carne, Osso:
“Carne, Osso” recebe menção honrosa em festival na Alemanha
“Carne, Osso”: trabalho em frigoríficos no Festival de Gramado
“Carne, Osso” é premiado na mostra Doc-FAM, em Florianópolis
“Carne, Osso” retrata trabalho nos frigoríficos brasileiros
“É Tudo Verdade” seleciona documentário da Repórter Brasil

Assista ao documentário “Carne, Osso” no site do Globo News

Confira o site do documentário “Carne, Osso”


http://reporterbrasil.org.br/blogdaredacao/?p=1826


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz