O município foi contemplado com sete médicos nesta segunda fase do programa do governo federal. Porém, eles não vão mais vir para Caxias.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, entre junho e julho deste ano, Caxias sofreu com a falta de médicos. Isso porque os prazos dos contratos emergenciais haviam expirado e não podiam mais ser renovados. O município, então, se inscreveu no programa Mais Médicos.
Porém, na primeira fase, nenhum profissional optou por Caxias. Assim, segundo Dilma, o município precisou contratar profissionais de maneira emergencial para trabalharem nas equipes das Estratégias de Saúde da Família. As estratégias são, justamente, o local para onde iriam os profissionais do Mais Médicos.
“Neste momento, nós não temos onde colocar os médicos do Mais Médicos porque eles vêm para o Estratégia de Saúde da Família. Nós não tínhamos a confirmação, então, precisamos contratar”, explica Dilma.
Os contratos emergenciais duram um ano, renováveis por mais um. Ainda segundo a secretária, na sexta-feira, o Ministério da Saúde entrou em contato com a secretaria de Caxias, que informou a situação do município.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, quando situações assim ocorrem, os médicos são realocados para outras cidades. Nesta semana, os médicos que desembarcaram no Estado ficam em Porto Alegre, e depois seguem para os municípios onde vão atuar.
http://wp.clicrbs.com.br/serraultimasnoticias/2013/10/29/caxias-do-sul-abre-mao-de-profissionais-do-mais-medicos/?topo=52,1,1,,171,e171
Nenhum comentário:
Postar um comentário