A Petrobras lança, no dia 28 de abril, a segunda fase do Programa Petrobras Cultural, de financiamento de projetos e ações em diversas linhas temáticas. Gerente de Patrocínio da empresa, Eliane Costa, antecipou a divulgação do edital na abertura da mesa redonda Cultura e Economia Criativa, realizada na tarde desta sexta-feira na  II Conferência Nacional de Cultura (CNC). Segundo Eliane, R$ 53,9 milhões serão destinados pela Petrobras este ano ao financiamento de projetos em 19 áreas. "Os critérios fundamentais para seleção das propostas serão mérito e consistência", disse Eliane.
 
Até agora, a Petrobras já havia divulgado que R$ 9 milhões seriam investidos em projetos de festivais de cinema e música e na difusão de longas-metragens. Essas três linhas foram antecipadas para se adequar às agendas dos festivais e lançamentos de filmes no País.
 
As demais linhas contemplam projetos de artes cênicas, literatura e cultura digital, entre outras. Não é necessário que o projeto já esteja aprovado na Lei Rouanet no momento da inscrição. A exigência ocorre apenas na assinatura do contrato do projeto aprovado. Os filmes de longa-metragem precisam de aprovação prévia da ANCINE para participar da seleção. O edital estará disponível no site da Petrobras (
www.petrobras.com.br) no dia 28 de abril. O Conselho Petrobras Cultural, que participa das etapas de seleção de projetos, é formado por representantes da Petrobras, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
 
(Jean Souza/ MinC)