Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.3.10

Dica de cinema

Prezada, prezado.
 
Em razão da boa repercussão obtida pela "Dica de cinema" do deputado, publicada no último boletim semanal,estamos reenviando o texto.
 
Atenciosamente.
 
Gab.Villaverde
 


 
 
DICA DE CINEMA
 
Filme completo
 
Se puder, não deixe de assistir o filme argentino "La pregunta de sus ojos"  (O segredo dos seus olhos) que conquistou prêmio de melhor concorrente estrangeiro no Oscar 2010.  A direção de Juan José Campanella é genial, especialmente na cena que inicia com uma tomada do alto  -  de um helicóptero provavelmente  -  acompanha um jogada de partida de futebol  que se desenvolve no gramado do estádio do Racing, de Avellaneda, e chega às arquibancadas da torcida de 'La Academia', onde os protagonistas desenvolvem ações igualmente focadas pela câmera ininterrupta. Antológica, a cena é tão bem executada que não se percebem os truques obrigatórios. Ela é antecedida de outra cena inesquecível, chave de todo o enredo, na qual durante encontro em um típico café portenho, sobressai o brilhante coadjuvante, sentenciando que se pode trocar de tudo na vida, de nome, de mulher, de religião e de partido, mas jamais se troca de clube, portanto, não se abandona uma paixão. (Aliás, o Racing saudado como "La Academia" parece que ao longo de toda sua história só conquistou um único titulo importante. Paixão é paixão!)
Além disso, o roteiro de Campanella e Eduardo Sacheri é precioso e narra, com talento e sensibilidade, uma história que não deixa de fixar, como pano de fundo, episódios políticos recentes da ditadura argentina, mas anima questionamentos acerca de uma relação amorosa, resgatada do passado desencontrado de 25 anos atrás. O filme ainda concentra uma espetacular investigação policial. E oferece ótimos diálogos expressando duas clássicas caraterísticas portenhas: a fina ironia e a apologia do lunfardo (gíria). Como comenta Marcelo Coelho (na Ilustrada da Folha de SPaulo, de 25/03/10),  "O segredo..." não é uma grande obra de arte, mas tem tudo o que se poderia desejar de um bom filme. Na minha opinião, trata-se de um filme completo.
 
(Villa)

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz