Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.11.13

Aprovação da Lei de Meios na Argentina é assunto do Mobiliza inédito desta terça-feira

Aprovação da Lei de Meios na Argentina é assunto do Mobiliza inédito desta terça-feira


Depois de quatro anos, o governo da Argentina venceu uma batalha judicial que travava com o maior grupo de comunicação do país, o Clarín. Na última semana, a Corte Suprema declarou constitucional a Lei de Meios, que regulamenta e democratiza os veículos de comunicação na no país. Com a sentença, o conglomerado de jornais, revistas, provedor de internet e emissoras de rádio e tv aberta e por assinatura, terá que ser desmembrado.

Desde 2009, quando a lei foi promulgada, o grupo Clarín brigava na justiça para não cumprir a medida. Em contraponto a isso, foram instaladas neste período na Argentina, mais de 150 rádios em escolas, 45 emissoras de televisão e mais de 50 rádios universitárias.

Além do caso argentino, o Reino Unido aprovou um novo sistema regulador de mídia, após inúmeros escândalos envolvendo os veículos de imprensa britânicos. Esses episódios reacendem o debate pela regulação democrática da comunicação social, em especial no Brasil. Aqui, a legislação ainda em vigor é anterior ao período da ditadura militar e não impede a concentração dos meio nem acompanha as atuais transformações tecnológicas. No Canadá e nos Estados Unidos, também há leis que regulam o setor.

A democratização da comunicação já é tema de debate há muitos anos no Basil. Mesmo assim, não conseguiu alcançar maior repercussão na sociedade, graças ao boicote dos grandes meios de comunicação.

A partir da importância deste debate, usando a experiência internacional de regulação da mídia, como podemos democratizar a comunicação no Brasil? Para responder a este questionamento, o programa Mobiliza desta terça-feira, 5 de novembro, às 23h30, recebe Celso Schröeder, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas e da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe; Pedrinho Guareschi, professor  do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Julio Ribeiro, diretor da Revista Press e presidente do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião do Rio Grande do Sul.

O Mobiliza é apresentado por Thaís Baldasso e tem produção de João Brites e Lucas Guarnieri. A coordenação de jornalismo é de Andréa Martins e Luiz Olea. A atração pode ser conferida em horário alternativo aos sábados, às 14h.

TVE
www.tve.com.br
http://www.ourwebtv.com/watch.asp?channel=TVE+RS+ao+Vivo

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz